Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Teresina é a 20ª cidade mais violenta do mundo, afirma ONG

Publicado em 19/10/2014
Por Jailson Dias
aa017f023c13d11d8b39bc31ca4a.jpg
aa017f023c13d11d8b39bc31ca4a.jpg
Coronel diz que a maioria dos crimes são praticados por jovens/cidadeverde.com

Um relatório do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal apontou que Teresina está entre as 50 cidades mais violentas do mundo. A pesquisa foi realizada pela ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz, e afirma que a Capital está posicionada no 20° lugar. O estudo é feito com base no número de homicídios da cidade em proporção com a população.

João Pessoa (PB) é a cidade mais violenta do Brasil, com taxa de 79,41 homicídios para grupo de 100 mil habitantes.

Além de Teresina e João Pessoa, outras 17 cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas, dos quais 10 estão na região Nordeste. João Pessoa (PB) que lidera a lista, seguida por Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Natal (RN), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE).

O estudo também destaca os números de homicídios das cidades de Vitória (ES), Cuiabá (MT), Belém (PA), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Macapá (AP).

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes, lamentou que a cidade participasse da lista e afirmou que a maioria dos crimes é praticada por jovens.

“Em operações da PM podemos perceber claramente que a maioria é de jovens, e muitos com influência de drogas. Temos que entender que essa situação não é só uma questão de polícia, e sim social. O poder público precisa cuidar desses jovens, tratá-los. Os órgãos de retaguarda, que servem pra reinseri-los, até hoje não nos dão sustentação”, comentou o Coronel.

Comentários