Com as fortes chuvas que caíram em Picos no final de 2014, muitas árvores acabaram sofrendo as consequências. Segundo a secretaria de meio ambiente de Picos, algumas espécies de árvores mais plantadas pelos picoenses não são as mais apropriadas.
Segundo a educadora ambiental da secretaria, Ruthy Costa, o erro pode começar no plantio da árvore e na escolha do local: “É errado plantar árvores muito próximas à fiação elétrica, como também é errado plantá-las próximas cercas e muros. Com a intensidade das chuvas e os fortes ventos, essas árvores acabam caindo como vimos nas últimas semanas”, disse. A poda das árvores deve ser informada à Secretaria de Meio Ambiente.
Para a educadora ambiental, as árvores conhecidas como “figuinha” ou “figueira” possuem as raízes esparramadas no solo, sendo assim, muito frágeis e suscetíveis a quedas no período chuvoso.
A secretaria de meio ambiente está à disposição dos picoenses para orientar quanto à escolha da melhor espécie a ser plantada, bem como da forma correta de plantar e podar. A secretaria funciona das 8h às 12h e para maiores informações: (89) 3422-3108.