Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Enfermeiro assume direção do Hospital Regional de Picos

Publicado em 07/10/2014
Por Jailson Dias
d13c708a19d4fbd35b4cc388eebb.jpg
d13c708a19d4fbd35b4cc388eebb.jpg
Novo diretor do HRJL/Jailson Dias

Sem solenidade, apenas com uma transferência simples de cargo o enfermeiro florianense Valério Genário Borges de Azevedo assumiu na noite de ontem, quarta-feira, 07, a direção do Hospital Regional Justino Luz de Picos. O ex-diretor, médico José Airton Bezerra, fez a transferência do cargo e juntamente com o diretor clínico, médico Felipe Batista, acompanhou o novo administrador do hospital por todas as dependências, mostrando os avanços e o que ainda precisa ser feito.

Valério Genário declarou em entrevista que chega a cidade de Picos ciente do grande desafio que será comandar o maior hospital da região para onde afluem pessoas de 42 municípios. Ele informou que tomará pé da situação e fará as solicitações necessárias para a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, mas disse também saber do momento difícil que vive o governo do Estado nesse ano de 2015.

Formado em enfermagem com especialização em auditoria emergencial pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Valério Genário era intervencionista no SAMU de Teresina, e já respondeu por cargos como Secretário de Saúde da cidade de Berui – AM e Secretário de Saúde de São Francisco do Piauí. Ele também já foi Secretário Executivo do Colegiado de Gestores Regionais do Vale dos Rios Piauí e Itaueira e da Gerência de Enfermagem do Pronto Atendimento do Hospital de Urgência (HUT) da cidade de Teresina.

Indicação direta do Secretário de Saúde do Piauí, Francisco de Assis, Valério Genário faz o perfil dos diretores apontados pelo governador Wellington Dias (PT) durante seus oito anos do seu governo, prezando por indicação técnica e não escolhendo médicos para a chefia dos hospitais.

Ao deixar o cargo que ocupou nos últimos anos o médico José Airton Bezerra falou da necessidade de mais profissionais médicos para atuarem no hospital que possui uma demanda muito grande. Ele frisa como um dos grandes avanços a educação da população picoense que tem buscado o HRJL apenas para casos de emergência. Problemas de saúde mais leves devem ser tratados nos postos de saúde da família.

José Airton não deixou de falar sobre a estrutura antiga do hospital que já possui mais de 40 anos, alimentando expectativa de que o novo regional seja concluído. Como uma das grandes vitórias de sua gestão ele apontou a instalação do aparelho de tomografia, que hoje funciona em uma sala especial, após uma longa batalha contra a burocracia.

Comentários