Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Efetivos da Secretaria de Saúde ainda não receberam 13°; Secretaria promete repor em janeiro

Publicado em 30/09/2014
Por Jailson Dias
2e0c9b83cb5a8c572202e3029877.jpg
2e0c9b83cb5a8c572202e3029877.jpg
Problemas de caixa na Secretaria de Saúde/Jailson Dias

Servidores concursados e contratados da Secretaria Municipal de Picos ainda não teriam recebido as parcelas do 13° salário e nem o salário de dezembro, a dois dias do final de 2014. A informação partiu da presidente do SINDSERM, Edna Moura, que passou a manhã em reunião com os servidores da Saúde. “Nem contratados nem os efetivos”, comentou.

Ela diz ter tido uma conversa informal com uma servidora da área das finanças da Secretaria de Saúde, que é municipalizada, ou seja, os recursos não passam pela tesouraria da Prefeitura. Edna recebeu como informação que a administração estava extrapolando a lei de responsabilidade fiscal nesse mês de dezembro, o que poderia ser solucionado fazendo esse pagamento nos primeiros dias do ano. “Até o mês de janeiro estão prevendo a organização geral de todas as essas finanças”, comentou.

A servidora da Saúde, técnica em enfermagem e enfermeira formada pela UFPI de Picos, Aylane Rodrigues, disse lamentar a situação uma vez que pela primeira vez em sete anos entrará o ano novo sem o 13°. Ela também lamenta a falta de uma data base para os pagamentos e a constante necessidade de manifestações para receber os seus direitos. Aylane pede que a Secretaria acerte os pagamentos, pois mesmo que os repasses sejam federais, ela e os demais servidores são concursados pelo município.

Problema comum

Ao longo de todo o ano de 2014 centenas de prefeituras do Piauí sofreram com problemas para os pagamentos dos salários dos servidores efetivos, alegando, principalmente, queda nos recursos oriundos do governo federal. A situação pode se normalizar apenas caso seja aprovado o 1% prometido pelo Governo Dilma para 2015.

Comentários