Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Novo e Themístocles disputam voto a voto apoio de deputados

Publicado em 27/09/2014
Por Jailson Dias
d424ac20306f76a13cce5ef0abe0.jpg
d424ac20306f76a13cce5ef0abe0.jpg
/

O recesso de fim de ano da Assembleia Legislativa do Piauí será atípico e de muito trabalho para o deputado Fábio Novo (PT) e o presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB). Enquanto a maior parte dos deputados estará de férias com a família, os dois parlamentares estarão trabalhando ativamente em busca de votos para eleição da presidência da Casa.

A eleição para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia será realizada no dia 2 de fevereiro na volta do recesso parlamentar. Os dois candidatos tem mantido conversações com os aliados. Na véspera de Natal, o deputado Fábio Novo teve uma longa conversa na Casa do governador eleito Wellington Dias. Ele estava acompanhado do deputado Nerinho (PTB), que tem se mostrado um importante aliado de Wellington e foi decisivo nas negociações que levaram o PTB a desistir de indicar um nome para concorrer a vaga.

Por ter o apoio do governador eleito, Novo é o favorito pela vaga e a desistência de Themístocles é vista por alguns como questão de tempo. De acordo com a composição da bancada de apoio a Wellington no próximo ano, Fábio Novo já teria o total de 15 votos dos 30 deputados eleitos para a próxima legislatura. Ele teria o apoio do três deputados do PT, cinco do PTB, um do PP, dois do PTC, um do PR, PRB, PDT e PSD.

Com a ajuda de Wellington Dias, Novo tem buscado apoios dentro da oposição e estaria negociando votos até mesmo no PMDB de Themístocles onde ele já contaria com um voto. No PSB o petista também já teria um voto. O petista também tem buscado apoio no PSDB, mas o deputado Luciano Nunes afirmou que o partido ainda não tem uma posição definida.

Por: Lídia Brito (Jornal O Dia)

Comentários