Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Picos: faixa de pedestres e desrespeito

Publicado em 27/09/2014
Por Jailson Dias
a5985f6d87a3dbe13500a6d44661.jpg
a5985f6d87a3dbe13500a6d44661.jpg
Cena rara de respeito a pedestre/Jailson Dias

Contrastando com a imagem que ilustra essa matéria as faixas de pedestres desenhadas em algumas ruas e avenidas do centro de Picos ainda não são respeitadas conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Os pedestres ainda temem em atravessar a rua utilizando as faixas quando o trânsito está intenso. Muitos ainda atravessam em pontos não recomendados. Os motoristas e motociclistas, por outro lado, ainda não acalentaram o hábito de parar para que as pessoas possam atravessar em segurança.

Nessa semana o SAMU de Picos iniciou um trabalho que consiste em conscientizar os motoristas e orientar os pedestres a perderem o medo e atravessarem utilizando as faixas. Os pedestres devem anunciar que desejam cruzar a rua colocando o pé sobre a faixa, os motoristas e motociclistas devem entender o gesto e parar.

O projeto “SAMU e a Comunidade” não tem data para ter fim e conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Alunos do curso de enfermagem participam da campanha de conscientização. “Por incrível que parece os carros até param, mas os motociclistas não param, nós temos um trabalho pesado com relação aos motociclistas”, frisou.

Ela orienta os pedestres a usarem as faixas, o que contribuirá para a educação gradativa de motoristas e motociclistas. Estes últimos continuam cometendo a grave infração de cruzar os canteiros centrais através das rampas de acessibilidade.

Comentários