Sábado, 05 de Outubro de 2024

Casa Ápis recebe equipamentos do Governo do Estado

Publicado em 27/02/2013
Por Marta Soares
d1b3b542805bd7eee2899e038e11.jpg
d1b3b542805bd7eee2899e038e11.jpg
Entrega de veículos e equipamentos aos apicultures/Regis Falcão

O governador Wilson Martins entregou na manhã desta terça-feira (5), no Palácio de Karnak, equipamentos destinados para a implantação de infraestruturas apícolas no Semiárido Piauiense, representadas pelas Cooperativas Comapi e Casa Apis. A aquisição de kits de apicultura, caminhões, triciclos, entre outros equipamentos que irão auxiliar os apicultores na produção e escoamento do mel foram adquiridos pelo Governo do Estado, através de uma parceria com o Banco Mundial. Ao todo foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões.

“Com a entrega desses equipamentos poderemos implementar o projeto da transferência das abelhas para locais que tenham recebido chuva, diminuindo assim os impactos na produção do mel nos períodos de estiagem”, explica Wilson Martins ao comentar que ações como esta são uma forma de fortalecer a agricultura familiar, por meio dos arranjos produtivos, além de gerar emprego e renda. Os equipamentos e outros benefícios irão contemplar apicultores nos municípios de Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Picos.

Rubem Martins, secretário estadual do Desenvolvimento Rural, relembra que, além da entrega de equipamentos e outros materiais para o auxílio da produção do mel, o Governo do Estado ainda realiza outras ações comoo auxílio na formação da flora e capacitações junto aos apicultores. “Acreditamos que em pouco tempo a entrega desse material dará o retorno esperado”, defende. 

Para Antônio Leopoldino Dantas, presidente da Casa Apis, os convênios firmados com o Governo do Estado são de suma importância para complementar a produção do mel, dando condições para que as cooperativas possam expandir as exportações para um número cada vez maior de países. “Somos o segundo maior produtor de mel do país, mas com um potencial cada vez maior de crescimento. E através desses convênios estamos nos preparando para atender as demandas de países dos Estados Unidos e da Europa”, argumenta Antônio Leopoldino ao comentar que um quarto das casas de mel registradas pelo Ministério do Desenvolvimento Rural (MDS) estão localizadas no Piauí.

Durante a solenidade, também foram assinados contratos de comodato com as cooperativas, as quais ficarão responsáveis pelo cadastramento de apicultores e treinamento dos produtores. A Casa Apis e a Comapi, juntas, beneficiam mais de 1.800 famílias através da produção de mel e produtos derivados, distribuídos em 42 municípios piauienses. As ações de fortalecimento dos arranjos produtivos no Piauí estão sendo coordenadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Confira a lista de equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, bem como outras ações para o fortalecimento da apicultura no Estado:

*Aquisição de 3.810 kits de apicultura
*Aquisição de seis caminhões
*Aquisição de 29 triciclos
*Aquisição de máquinas e equipamentos para a infraestrutura de casas de mel
*Aquisição de um veículo a diesel 4x4, cabine dupla, para supervisão e monitoramento das áreas apícolas
*Aquisição de um GPS para georeferenciamento das áreas apícolas
*Aquisição de uma máquina fotográfica panorâmica para o registro das ações
*Aquisição de 16 mil quilogramas de ração prática para abelha
*Adensamento da flora apícola da Caatinga

Comentários