A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção de Picos, reuniu na noite da quinta-feira, 18, os seus associados para a confraternização de final de ano, que faz parte do calendário da ordem. O evento aconteceu no Clube dos Advogados, que nesse ano de 2014 teve concluído o seu auditório, uma das principais conquistas da classe. Além do presidente em exercício da OAB de Picos, Dr. Josimar Paes Landim, marcaram presença ainda a vice-presidente da OAB, Seccional do Piauí, Drª Eduarda Miranda, e a conselheira da OAB do Piauí, Drª Cristiane Pinheiro.
Além da oportunidade de se confraternizarem e participarem do jantar ao som de música ao vivo, o evento também representou a oportunidade para que a diretoria falasse das conquistas de 2014 e as perspectivas para 2015.
O presidente em exercício da OAB, Dr. Josimar Paes Landim, listou uma série de conquistas nas esferas federal, estadual e em nível de subseção, frisando a inclusão da categoria no Supersimples, o reconhecimento ao direito à férias dos advogados, previsto expressamente no novo Código de Processo Civil, votado recentemente no Congresso Nacional, aguardando apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff, citou que a Secção Piauí inovou ao criar o curso de atualização jurídica para estagiários, além da interiorização das ações da OBA por todo o Piauí, com instalação de salas nos fóruns e presídios. “Salas com ambiente climatizado, equipadas com computador, impressora, e acesso a internet, então essas foram as conquistas a nível federal e estadual”, ressaltou.
Quanto na esfera da competência da Subseção, Dr. Josimar destacou a construção do clube dos advogados e do auditório, ambos através da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), com o apoio e dedicação do presidente da OAB/PI, Dr. Willian Guimarães e do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Marcus Vinicius furtado Coelho, do que definiu como a concretização de um sonho da classe. “A construção do nosso clube, clube dos advogados da microrregião de Picos, é um sonho acalantado por longos anos e hoje concretizado; é um espaço destinado ao lazer onde advogados, familiares possam se integrar e se socializar.”, lembrou.
Ainda dentro das ações da OAB local ele lembra a realização da 5º edição Simpósio Jurídico, que se tornou um evento marcante no calendário picoense. O Simpósio tem conseguido a sua internacionalização com a vinda de palestrantes de outros países, a exemplo do que ocorreu na última edição em que teve entre os palestrantes convidados um professor da Universidade de Coimbra. Acrescentou que nesse ano de 2014 o evento foi realizado no auditório da ordem. A comissão de atualização jurídica persistiu com os cursos tele presenciais, cujas aulas são geradas a partir de outros pontos do país, como o Estado de São Paulo. “cursos de atualização são importante para todos os profissionais, sobretudo para nós advogados porque as leis mudam com muita frequência, por isso precisamos está sempre nos reciclando e atento a essas mudanças”, frisou.
Objetivos
Dr. Josimar Paes Landim, advogado militante há 14 anos, já tendo sido professor da UESPI de Picos por dois anos, assumiu interinamente a presidência da OAB Subsecção de Picos em novembro de 2014, com o licenciamento do presidente Daniel Rego. Dentre os seus objetivos estão manter parceria e diálogo com o poder Judiciário e com o Ministério Público visando encontrar meios para contornar, na Comarca de Picos e microrregião, a morosidade na prestação jurisdicional, grande mal da justiça brasileira. Frisa que a OAB nacional em parceria com o Tribunal Regional da 1ª Região estão encampando uma luta no Congresso Nacional pra que seja votada Lei criando mais uma Vara Federal para a cidade de Picos, que hoje conta com uma cuja única vara federal com jurisdição em toda macrorregião, resultando num acervo processual além da sua capacidade, cujo reflexo quem sofre é o cidadão com uma prestação jurisdicional morosa.
Dr. Josimar também faz um apelo para que os advogados picoenses se aproximem mais da OAB para que a classe possa alcançar êxito na luta pela dignidade, respeito, valorização da advocacia e pelo respeito às prerrogativas. “Vamos trabalhar nessa conscientização dos advogados para que venham participar das atividades, fazendo parte das comissões temáticas para que possamos garantir uma advocacia atuante, forte e respeitada”, comentou.
A vice-presidente da OAB, Seccional do Piauí, Drª Eduarda Miranda, comentou sobre a importância da confraternização dos advogados, destacando que o ano de 2014 foi repleto de conquistas para a categoria. Ela falou ainda sobre a proximidade com subsecção de Picos, frisando o trabalho realizado pela diretoria da OAB local. “Creio que com as boas notícias que vamos trazer aqui para Picos Josimar Paes Landim terá a oportunidade de mostrar a sua competência”, frisou.
A conselheira da OAB do Piauí, Drª Cristiane Pinheiro, frisou que a confraternização é uma oportunidade de estreitar os laços e promover a integração. Ela frisa que a defesa das prerrogativas dos advogados tem sido a prioridade da OAB de Picos, destacando a atualização jurídica através dos simpósios, em especial o de 2014 que contou com um palestrante estrangeiro.
Sobre a ascensão do presidente em exercício Dr. Josimar Paes Landim, a professora e advogada frisou que esta é uma oportunidade que ele está tendo para mostrar o seu trabalho. “Eu até aproveito para parabenizá-lo, pois ele está fazendo tudo com muito ânimo e está desempenhando um bom trabalho”, comentou.