A Praça Justino Luz, localizada no coração de Picos, em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e ao lado da feira livre, recebeu decoração especial para o Natal e passou por ampla reestruturação, obra que foi inaugurada na noite desta terça-feira, dia 09, pelo prefeito Kleber Eulálio, pelo secretário de Meio Ambiente, Glauber Silva e com a presença especial do padre Francisco Pereira Borges, pároco da Igreja Matriz e ainda da filha do farmacêutico Justino Luz, personalidade que já foi prefeito de Picos e que foi imortalizado ao ter seu nome em um dos monumentos da cidade.
O presépio que ficava montado no centro da Praça Félix Pacheco e que foi transferido para a Praça Justino Luz, recebeu decoração Natalina e chamou a atenção de quem passava pelo local. Ao lado do prefeito de Picos e de diversas lideranças políticas, o padre Chiquinho concedeu sua benção ao local, que em seguida foi inaugurado.
Segundo a organização do evento, a Praça Justino Luz foi erguida ainda em meados do século passado. A mesma homenageia Justino Luz, que nasceu na cidade de Jaicós no dia 12 de dezembro de 1890. Foi Justino Luz quem instalou a primeira farmácia de Picos e em 1935 assumiu a prefeitura de Picos. Com a implantação do Estado Novo, em novembro de 1937, foi destituído do cargo de prefeito. Em 1954, em seu último mandato, emancipou o povoado “Genipapeiro”, atual cidade de Francisco Santos. Justino Luz faleceu em 18 de junho de 1966, com 76 anos.
Representando a família do homenageado estava lá a filha de Justino Luz, Lêda Luz. Emocionada, ela agradeceu a homenagem e ressaltou a importância de seu pai. Em seu discurso, o prefeito Kleber Eulálio relembrou que teve a oportunidade de conhecer o farmacêutico Justino Luz: “ele foi o homem que por mais tempo dirigiu a cidade e todos os que o conheceram sabem da importância que ele tem, dos trabalhos prestados a esta cidade, principalmente na área da saúde”, disse.