Sob o forte sol da tarde desta terça-feira, 09, o comandante militar do Nordeste, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, visitou as instalações do 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos, sendo recebido pelo coronel Ivan Carlos e passando em revista às tropas. Em entrevista ele declarou que o principal objetivo era conhecer a unidade e analisar as instalações.
Ele afirmou que já conhece o trabalho do 3° BEC nas obras desenvolvidas na região Nordeste. “Vamos identificar aquilo no que é possível ajudar o batalhão”, comentou.
Quando indagado sobre a possibilidade de saída do 3° BEC de Picos o militar afirmou que tomava conhecimento desse fato no momento da pergunta, declarando que isso não deve acontecer. “Portanto, não há nenhuma motivação nem porque tirar o batalhão daqui”, sentenciou.
No cargo de comandante militar o Exército brasileiro na região Nordeste desde 13 de agosto deste ano, o general Pafiadache falou ainda sobre a atuação situação estrutural da “força terrestre”, afirmando que nos últimos anos vem acontecendo um reaparelhamento do Exército.
“Nós temos projetos em andamento que estão fazendo a transformação do Exército brasileiro, e é o que está acontecendo, estamos vivendo isso, não é esperança, é realidade”, frisou.
Declarando tratar-se de uma informação de “primeira ordem” ele anunciou que militares que servem em bases do Nordeste atuarão na região da Maré, no Rio de Janeiro a partir de 2015. “Vamos começar o nosso preparo a partir da semana que vem e em fevereiro estaremos operando, vejam a preocupação da força como um todo na área de apoiar o governo federal”, frisou.
Faziam parte da comitiva do General Pafiadache o General Freiro Gomes, da 10° Região Militar, sediada em Fortaleza – CE, e o comandante do 1° Grupamento de Engenharia, General de Brigada Dantas.