A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí – SINTE Regional de Picos, professora Gisele Dantas, declarou em entrevista ao Folha Atual que a principal bandeira de luta da categoria no início de 2015 será a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos educadores. O ex-governador Wilson Martins (PSB), havia garantido que em fevereiro de 2015 aconteceria essa revisão, mas ele deixou o cargo e o plano não vingou. Caberá agora a Wellington Dias (PT), a partir de janeiro, dá sequência às discussões.
Para Gisele Dantas o plano de cargos e salários do Piauí é um dos piores do Brasil uma vez que em 2006 ele sofreu uma reformulação quando houve a retirada de alguns direitos dos professores. O irônico é que essa defasagem aconteceu no primeiro governo Wellington Dias, cabendo agora a responsabilidade da reformulação ao seu novo governo. “Então nós estamos na expectativa de fazer esse reparo”, comentou a sindicalista.
Gisele disse que haverá uma trégua ao novo governo para que a sua equipe seja montada. Ela acrescentou não ter dúvida de que será cumprido o reajuste salarial dos professores conforme acontece todos os anos. Em 2012 os professores de todo o Piauí tiveram de fazer greve para garantir esse direito. Atualmente o piso salarial dos professores está em R$ 1.628,00. No Piauí ele é um pouco maior uma vez que houve a incorporação da regência.