Sábado, 05 de Outubro de 2024

Homens transformam suas vidas através da reza do terço

Publicado em 08/09/2014
Por Edson Costa
8f2265dc7230b1bbb3df497d903b.jpg
8f2265dc7230b1bbb3df497d903b.jpg
Homens reunidos em encontro realizado no município de Pio IX/Edson Costa

 

“A oração por si só tem o poder de renovar, de transformar e de nos aproximar de Deus. Enquanto rezamos, não somente a pessoa que reza, mas também toda sua família se transforma. Os filhos que veem seus pais rezando juntos irão com toda certeza seguir seus passos, pois eles fazem o que veem seus pais fazendo. De forma que a Igreja está muito feliz com a participação de tantos homens que rezam semanalmente o Terço em suas comunidades”. Com estas palavras o padre Miguel Feitosa, diretor espiritual do Terço dos Homens da Diocese de Picos sintetizou a força da oração na vida das pessoas. 

Neste sentido centenas de homens que residem em várias comunidades que compreendem a Diocese de Picos resolveram aderir de vez ao movimento do Terço dos Homens. A confirmação se deu quando na realização do 7º Encontro Diocesano do Terço dos Homens realizado no dia 23 deste mês, no município de Pio IX, onde mais de 1.300 homens participaram do evento.

Tendo início às 07h00 da manhã com acolhida dos participantes de várias outras cidades e terminando as 17h00 com a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Plínio José, o encontro contou com palestra proferida pela psicóloga Graça Moura, que debateu sobre a importância da motivação. A palestrante disse em entrevista que confia firmemente no poder da oração, uma vez que, segundo ela, proporciona ao homem a chance de repensar suas atitudes e se voltar para Deus.

O Juiz de Direito, Geneci Benevides, que também falou para os presentes sobre “Família e a Dependência Química”, expressou ter ficado surpreso com a participação de tantos homens no encontro comparando com o do ano passado realizado na cidade de Santa Cruz do Piauí.

CONFIRA IMAGENS DO ENCONTRO EM PIO IX!

Já o padre Gregório Leal, pároco da paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, relatou durante sua palestra algumas mudanças na vida dos homens que rezam o terço. “Percebemos no Terço dos Homens um sopro do Divino Espírito Santo, porque vem mostrando um grande valor evangelizador e santificador. Os homens começam a se desinibir e a participar afetivamente na Igreja e nas comunidades. Homens que viviam tão errados e frios na fé, ao frequentarem o Terço dos Homens, mudaram de vida e se libertaram de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus. A missão deste movimento é resgatar para o seio da Igreja homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é indispensável para a formação da família e de uma sociedade cristã”.

Para o bispo Dom Plínio José a grande participação dos homens no 7º Encontro Diocesano é o grande sinal que todos estão marcados pela oração e pela motivação com os ensinamentos de Deus. De acordo com o bispo após o movimento do Terço dos Homens a presença dos homens nas celebrações está sendo constataste. “Podemos dividir a palavra oração em Orar e Ação. Quando rezam estão orando e ao mesmo tempo realizando uma ação, que neste caso são as conversas entre si, os encontros familiares e até mesmo a participação em festejos de suas comunidades”, ressaltou.

Contente com o sucesso do evento, o coordenador do Terço dos Homens na Diocese de Picos Joel Marques, agradeceu a presença de todos e já confirmou o próximo encontro que será realizado no mês de novembro do próximo ano no município de Simões. “Quero agradecer a todos os participantes e afirmar que foi um dia especial na vida de cada um que veio prestigiar este encontro”, finalizou.

Durante todo o evento a equipe da Secretaria de Saúde de Pio IX realizou aferição da pressão arterial, como também os enfermeiros Pablo e Layane alertaram os homens presentes sobre os cuidados que devem ter no tocante a prevenção contra o câncer de próstata. Um dos momentos marcantes do encontro foi a Adoração e Benção com o Santíssimo Sacramento realizado antes do almoço comunitário.

 

 

 

 

Comentários