Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Galeria do bairro Paroquial precisa de reparos urgentes

Publicado em 07/09/2014
Por Jailson Dias
d88e50ec5cce47a0fdebb47ceb9d.jpg
d88e50ec5cce47a0fdebb47ceb9d.jpg
Galeria precisa de reparos /Jailson Dias

Com as chuvas de meados de novembro ficou latente, mais uma vez, o risco que inúmeras pessoas estão correndo nas encostas de morros da cidade de Picos, em especial o bairro Paroquial. Em entrevista a nossa reportagem o presidente da Associação de Moradores, João Pena de Ouro, frisou a necessidade urgente de uma reforma na galeria por onde a água da chuva escoa.

Ele não deixou escapar o seu descontentamento com a falta de ações por parte do poder público nas últimas gestões. “A minha preocupação maior hoje é a recuperação da galeria, pois ficamos preocupados porque desde 2012 venho lutando pela reforma dessa galeria”, comentou. João Pena de Ouro frisa que a população do bairro ainda não sofreu problemas maiores devido a escassez de chuvas dos últimos dois anos, mas tem certeza que certos pontos da galeria não resistiram a grandes volumes de água.

O ex-secretário de Obras de Picos, José Ribamar Macêdo Júnior, esteve observando esse problema ainda no início do ano, mais recentemente foi a vez do atual secretário, Cláudio Galeno, que também esteve nos pontos mais críticos. Cláudio Galeno já teria determinado que servidores da Secretaria analisassem o que seria preciso para os reparos, mas nada foi feito ainda.

“Mas eu acredito muito no Secretário, pois ele vem fazendo um belo trabalho e espero que ele faça o principal que é a tapar os buracos nos lugares onde a galeria está mais deteriorada”, comentou.

A última vez que essa galeria quebrou foi no ano de 2004, ano de grandes cheias que fizeram de Picos notícia nacional. Naquela ocasião pelo menos 30 casas do bairro Paroquial foram derrubadas pela força das águas e as famílias ficaram desabrigadas. A preocupação é grande porque por ela escoa toda a água das chuvas que vem do bairro Aerolândia, passando por trás de muitas casas do bairro Paroquial.

O quadro se agrava ainda porque muitas pessoas jogam entulho na galeria, deixando a mesma entupida em pontos onde a água acaba se concentrando e facilitando para o rompimento da mesma. “Enquanto ela está limpa, é menos perigo, mas na situação em que ela se encontra hoje é muito perigoso da gente ter um desastre”, alertou.

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Picos já teria constatado quais as casas que estão em área de risco, o que garantiria aos moradores prioridade na hora de conseguir uma moradia pelo “Programa Minha Casa, Minha vida” através do qual estão sendo construídas mais 500 casas na cidade.

Comentários