Os vereadores picoenses estão divergindo quanto ao dia de realização das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Picos. As sessões vinham acontecendo às sextas-feiras desde 2011 quando o então presidente do Poder Legislativo, vereador Iata Ânderson (PSB), apresentou projeto solicitando a transferência para a quinta-feira, no que foi aprovado em plenário.
Antes do início dos trabalhos no Poder Legislativo nesse ano de 2013 os vereadores estão divergindo se votam pela permanência dos trabalhos às quintas-feiras, ou se aprovam o seu retorno para as sextas-feiras.
Quando da mudança, alguns vereadores inconformados não perdiam a oportunidade de criticar a alteração, dentre eles o falecido vereador Titico Barbosa (PSB), que sempre lembrava o nome de alguém que não acompanhava mais as sessões em decorrência da mudança no dia. O vereador Edilson Alves de Carvalho era outro opositor da nova data.
Com isso deverá ser apresentado para apreciação dos vereadores em plenário um projeto que solicite a volta das sessões para a sexta-feira, prevalecendo assim a decisão da maioria. O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (PMDB), tem certeza apenas que deverão ser realizadas duas sessões, uma na terça-feira, quando se reunirão as comissões permanentes, e a outra, aberta ao público, mais próximo do final da semana.
Os vereadores que defendem a volta das sessões para a sexta-feira o fazem argumentando que as pessoas que escutam o rádio nas comunidades do interior acompanhavam a transmissão das sessões com mais assiduidade quando aconteciam nesta data. Alguns dos parlamentares defensores do projeto contra-argumentam que possuem família residindo fora, e que muitos eventos públicos são realizados na sexta-feira, o que em algumas ocasiões inviabilizavam as sessões. O plenário decidirá sobre essa questão.