Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Wellington Dias propõe aumentar teto salarial do governador

Publicado em 01/09/2014
Por Jailson Dias
9e8bac853d13fa038abcc51dbe1f.jpg
9e8bac853d13fa038abcc51dbe1f.jpg
Wellington propõe aumentar teto do próprio salário/O Dia

A Proposta de Emenda a Constituição (PEC) apresentada pelos auditores fiscais para vincular o teto salarial da categorial ao subsídio de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) foi tema de uma reunião entre o governador eleito Wellington Dias e representantes da categoria.

Durante o encontro, realizado na manhã desta desta sexta-feira (21), Wellington se manifestou contrário à PEC, e apresentou como proposta a possibilidade de aumentar o teto salarial do governador, o que possibilitaria conceder um reajuste próximo do que pedem os auditores.

Se por um lado, a proposta de Wellington facilita uma solução para o imbróglio com os auditores. Por outro, ela pode gerar um impacto indesejável sobre as já fragilizadas finanças do Estado, isso porque um eventual reajuste no vencimento do governador poderia gerar um efeito cascata, culminando com aumentos nos salários de inúmeras carreiras dentro do Poder Executivo estadual.

Por essa razão, Dias afirmou que é preciso analisar minuciosamente o impacto dessa medida, uma vez que outras categorias vinculadas ao teto do Executivo provavelmente buscarão  aumentos em seus contra-cheques. “Não quero colocar essa proposta como aumento de salário, mas quero afirma que há prejuízo para várias categorias vinculadas ao teto do governador. É preciso analisar o impacto que pode ser de sete a oito milhões. Teremos que calcular. Vamos estudar se é possível um cronograma de implantação no primeiro ano, em três ou dois meses. Ainda em janeiro vamos tratar disso”, declarou o petista.

Além da audiência com os auditores fiscais da Secretaria Estadual de Fazenda, Wellington também comandou outras duas reuniões na manhã desta sexta-feira. Uma delas foi com vereadores da capital filiados a partidos que o apoiaram no pleito de outubro - PT, PTB, PP, PHS e SD. E a outra reunião foi com empresários do Estado.

Os parlamentares de Teresina pediram que, no início do seu terceiro governo, Wellington priorize alguns setores que passam por uma situação crítica, como a segurança pública, a saúde e a regularização fundiária.

O governador eleito Wellington Dias (PT) reuniu-se com auditores fiscais na manhã desta sexta-feira. O petista ainda teve reuniões com empresários e com vereadores da capital filiados a partidos que o apoiaram nas eleições (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

Nove vereadores da capital estiveram reunidos com o governador eleito Wellington Dias: Paulo Roberto (PTB), Edilberto Borges Dudu (PT), Rosário Bezerra (PT), Gilberto Paixão (PT), Inácio Carvalho (PP), Cida Santiago (PHS), Celene Fernandes (SD) e Valdemir Virgino (SDD) - Foto: Jailson Soares / O DIA

Fonte: Jornal O DIA

Comentários