Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Prefeitura de Picos deve entregar abastecimento de água da zona rural ao PROSAR

Publicado em 29/08/2014
Por Jailson Dias
bb9ce052d9f7c05f9e21a768e33c.jpg
bb9ce052d9f7c05f9e21a768e33c.jpg
Secretário Manoel Vieira/Jailson Dias

O abastecimento de água da zona rural de Picos é administrado pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mas, segundo o titular da pasta, Manoel Vieira, o plano em curto prazo é entregar a administração do fornecimento para o PROSAR, órgão ligado ao governo do estado, e que já vem desempenhando esse trabalho em três povoados picoenses.

O Secretário informa que, embora não exista um prazo definido para essa mudança, já tem havido o diálogo entre as diversas comunidades da zona rural, uma vez que a população precisa participar do processo decisório e afirmar se deseja ou não a mudança. Os consumidores não pagam a água consumida a Prefeitura, mas fazem o pagamento de uma taxa ao PROSAR.

Manoel Vieira vê com simpatia essa modificação uma vez que o desperdício de água e o uso indevido dos recursos hídricos são verificados constantemente, desde pessoas usando a água para aguar plantas ou dar de beber a animais. Com isso, acaba faltando para as demais. Esse problema é verificado em todos  os 74 povoados da zona rural abastecidos pela Prefeitura.

Quanto aos três povoados cuja administração da água coube ao PROSAR, Manoel Vieira afirma ter havido uma redução no desperdício de até 50%.  

Comentários