Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Reforma do SAMU está em fase de conclusão

Publicado em 24/08/2014
Por Jailson Dias
c36810dfffc57dd73553ec035e3c.jpg
c36810dfffc57dd73553ec035e3c.jpg
Entrada do SAMU/Jailson Dias

Iniciada ainda nesse semestre a secretária de Saúde de Picos, Ana Eulálio, garante que a reforma da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está em fase de conclusão. No momento toda a reestruturação interna, sediada no bairro Ipueiras, já foi realizada faltando agora a ampliação da garagem onde são guardadas as ambulâncias.

O problema é que este espaço, localizado ao lado do prédio do SAMU, precisa ser amplo o suficiente para permitir que os automóveis sejam lavados no seu interior.

“Essa garagem, por recomendação do Ministério da Saúde, tem de ser feita com uma plataforma, de modo que as ambulâncias possam ser lavadas por baixo, para isso o teto teve de ser demolido e a construtora que está prestando o serviço de reforma encomendou uma cobertura metálica”, explicou.

Realizada com recursos próprios do município a reforma estava orçada inicialmente em R$ 50 mil, mas a Secretária comentou que ainda não sabe dizer se esse valor já foi ultrapassado, algo previsível na realização de qualquer reforma. “Nada que seja fora da conjuntura econômica que estamos vivendo hoje”, comentou. Ela diz que tem pressionado a construtora responsável pela obra para entregar o prédio até o final desse ano de 2014.

Veículos

Quanto às ambulâncias, que precisam ser substituídas urgentemente, Ana Eulálio informa que apenas o Ministério da Saúde pode fazer a distribuição para os municípios dentro de um cronograma de trocas. O Ministério realiza a licitação na alçada federal e adquire o veículo da marca Renault. Os municípios não tem autonomia para realizar essa aquisição por conta própria.

As ambulâncias da frota original da cidade de Picos já estariam completamente fora da condição de uso, informou Ana Eulálio. “Nós estamos com uma delas na qual fizemos a retífica do motor, custando em torno de R$ 18 mil para o município, e conseguimos, via remanejamento, com a Secretaria de Saúde do Estado, uma ambulância seminova, que hoje está aqui em Picos em melhores condições do que as originais, então o SAMU tem duas ambulâncias”, informou.

Comentários