Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Deputados novatos serão mais de um terço na Alepi em 2015

Publicado em 24/08/2014
Por Jailson Dias
3487ae7b56249c5a726e5df28046.jpg
3487ae7b56249c5a726e5df28046.jpg
Deputados estreantes serão a maioria/portalaz.com.br

Pelo menos dez deputados vão estrear na Assembléia Legislativa do Piauí em 2015. Os novatos representam 40% do total de 30 parlamentares da Casa. Doze das cadeiras serão ocupadas por deputados de primeiro mandato. Eles representam mais de um terço do quadro político Legislativo.

Dos 30 que passarão a compor a Alepi, 12 são estreantes, sendo que alguns não têm nenhum histórico político anterior como é o caso do Dr. Hélio (PTC). O restante do grupo tem militância política e histórico familiar de mandatos eletivos.

Dentre estes, apesar e não terem disputado mandato anteriormente, podemos observar que os deputados eleitos Severo Eulálio (PMDB) é filho do ex-deputado estadual e atual prefeito de Picos, Kleber Eulálio. Zé Santana (PMDB), apesar de ser de primeiro mandato, casou-se com a deputada estadual Ana Paula, que abriu mão de disputar a reeleição em nome do marido. Rubem Martins (PSB) é irmão do ex-governador Wilson Martins. Georgiano Neto (PSD) é o deputado mais novo, em idade. Ele é filho do deputado federal Júlio César (PSD).

O Dr. Pessoa (PSD) não tem histórico político, mas ele é vereador de Teresina e conseguiu se eleger deputado estadual. Assim como Francisco Limma (PT), que não tem família política e se elegeu deputado federal, depois de ter sido prefeito de São João do Arraial por duas vezes. Situação semelhante a de Janainna Marques (PTB), que foi prefeita por duas vezes em Joca Marques e por duas vezes em Luzilândia, tem o tio deputado estadual, Ismar Marques (PSB), e agora assume o mandato, desbancando o tio, que não conseguiu a reeleição.

Mas outros seguem os passos do pai, por exemplo, o Dr. Pablo Santos (PMDB), assume o mandato deixado por seu pai, Warton Santos (PMDB). O deputado eleito Júlio Arcoverde (PP) não tinha disputado mandato, mas tem histórico. O seu pai, Dirceu Arcoverde foi governador do Piauí na década de 70.

Outro novato é Firmino Paulo (PSDB) que teve o pai e dois tios deputados estaduais. Ele é filho de Sabino Paulo e sobrinho de Roncalli Paulo e do prefeito de Teresina, Firmino Filho. Assim como Fábio Xavier (PR) que conseguiu a eleição para deputado e substitui o mandato deixado por seu pai, Xavier Neto, que deixou a Assembleia para ser conselheiro do TCE-PI e faleceu num acidente aéreo.

Entre estes que se elegeram, apenas três tiveram mais de 40 mil votos. Seis dos novatos tiveram mais de 30 mil votos. Dois deles foram eleitos para o mandato na casa dos 20 mil votos. E o caso do Dr. Hélio (PTC) que teve apenas 12 mil votos, mas garantiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, pela proporcionalidade.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários