O Dia de Finados, celebrado sempre no dia 02 de novembro, constitui-se em uma das datas mais importantes para a comunidade católica no mundo inteiro e em Picos não é diferente. Logo cedo centenas de pessoas já podiam ser vistas visitando os cemitérios da cidade, destacando o São Pedro de Alcântara, localizado na região central e o Jardim da Eternidade, no bairro Parque de Exposição.
Os católicos que vão ao cemitério participam das missas em memória daqueles que já se foram, rezam e ascendem velas nos túmulos dos seus entes queridos. Apesar de ser uma data eminentemente religiosa o Dia de Finados acaba resultando em ganho financeiro para alguns comerciantes que montam pequenas barracas para as vendas de flores, velas e caixas de fósforos.
Apesar da movimentação se estender ao longo de todo o dia os fiéis procuraram se deslocar até os cemitérios nos horários mais frios, como as primeiras horas da manhã. Para garantir que estes tivessem conforto ao visitar os túmulos dos seus parentes, a Prefeitura de Picos determinou a limpeza de todos esses espaços, removendo todo tipo de material inclusive o entulho utilizado na construção e reforma de túmulos.
Para esta data a Diocese de Picos organizou as celebrações que acontecem em sua área pastoral, garantindo que fiéis de todas as comunidades possam participar das missas.
Cemitério no Parque de Exposição recebe também grande número de pessoas