Os Agentes Penitenciários do Estado decidiram deflagrar greve no próximo dia 12 em todo o Sistema Prisional do Piauí. A decisão foi tomada durante uma assembleia da categoria, que aconteceu às 10h desta quinta-feira (30), na sede do Sinpoljuspi.
“Essa decisão será comunicada ao Governo do Estado e a greve será instalada se ninguém se manifestar”, declara o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho.
Os agentes reivindicam a garantia do Governo do Estado quanto ao reajuste previsto para o próximo mês e a atualização salarial dos agentes penitenciários lotados na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, de Parnaíba. “Dos 29 agentes da Penitenciária Mista, oito ainda não receberam o salário direito. Isso é errado, o reajuste está previsto em lei e não é de hoje que reivindicamos essa mudança”, conta Vilobaldo.
Além disso, outros assuntos foram discutidos na assembleia, como a sobrecarga de trabalho nas unidades prisionais, o não pagamento de horas extraordinárias já trabalhadas e as precárias condições de trabalho. “Além da falta de equipamentos, os agentes também são sobrecarregados de trabalho devido à carência de servidores e da superlotação dos presídios. Por isso, também solicitamos que façam um concurso público para novos agentes”, avisa o presidente do Sinpoljuspi.
A decisão segue com possibilidade de mudança, caso o Governo do Estado atenda às reivindicações. “Espero que o Governo tenha sensibilidade e escute nossas reivindicações. Mesmo que aleguem que o Estado está passando por uma crise econômica, nada justifica tirar o dinheiro de agentes que estão trabalhando”, finaliza Vilobaldo Carvalho.
O diretor dos presídios, Wellington Rodrigues, declarou que a Secretaria de Justiça ainda não foi informada a respeito do indicativo de greve e que, portanto, ainda não pode se pronunciar.
Fonte: portalodia.com