Sábado, 05 de Outubro de 2024

Cresce o número de famílias de classe média que procuram o Conselho Tutelar de Picos

Publicado em 21/02/2013
Por Jailson Dias
f72e7024734a318818d198c0b02f.jpg
f72e7024734a318818d198c0b02f.jpg
Francilda fala sobre o aumento dos casos/Jailson Dias

As drogas ilícitas tem provocado uma verdadeira desestruturação familiar em Picos, pois os pais não estão sabendo mais como lidar com os filhos que se tornam usuários de entorpecentes e terminam praticando crimes graves como furto, tudo para alimentar o vício.

Para a nova presidente do Conselho Tutelar de Picos, Francilda Araújo, tem havido uma mudança no público que procura os integrantes do conselho. Famílias de classe média também têm buscado ajuda junto ao órgão.

Francilda explica que anteriormente apenas as famílias de classe média baixa buscavam ajuda junto ao conselho. Ela atribui isso ao aumento do uso de drogas na cidade de Picos, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas, especialmente jovens.

Hoje os próprios pais dos usuários estão buscando o Conselho Tutelar de Picos para que ele os ajude a tomar providências. “Eles chegam para nós e dizem assim: não sei o que está havendo com meu filho, que era um menino bom, que me escutava, me obedecia, e atualmente estão rebeldes”, explicou.

Essa rebeldia, no entender de Francilda, é a principal característica de que um adolescente está usando drogas. Após a formalização da denúncia o Conselho toma uma série de medidas, encaminhando o processo à Vara da Infância e da Juventude, e até às Fazendas da Esperança. Em último caso, esgotando-se as alternativas anteriores, os jovens podem ser apreendidos no Centro de Defesa da Cidadania (CDC) de Teresina.

A situação em Picos tem sido tão preocupante que os novos usuários nem começam mais pela maconha, vão direto para drogas mais pesadas, como a cocaína e o crack. O índice de reincidência junto ao Conselho Tutelar é infelizmente muito elevada.

Comentários