No próximo dia 26 os eleitores brasileiros voltarão às urnas para o 2º turno das eleições gerais 2014. Em Picos os cartórios eleitorais estão nos preparativos finais para que as falhas registradas no 1º turno não se repitam. Por ser uma votação apenas para o cargo de Presidente, espera-se que seja uma votação rápida.
O Folha Atual conversou com o chefe do cartório da 10ª zona eleitoral, Luís Borges e este nos afirmou que os pontos que apresentaram problemas na última eleição foram avaliados e agora serão corrigidos. No último dia 05, quando aconteceu a votação para o 1º turno, em muitas seções era comum entrar longas filas e muitas reclamações de demora na identificação digital, por conta do voto biométrico.
Os mesários que trabalharam no 1º turno serão os mesmos do 2º. Não haverá mais treinamento para os mesmos, mas os mesários que tiverem alguma dúvida podem e devem se dirigir até o Fórum Eleitoral para sanar as mesmas.
Auxiliares de Eleição visitarão as seções que tiveram problemas no 1º turno para conversar com os mesários sobre eventuais problemas e dúvidas que estes ainda estiverem enfrentando.
No primeiro turno duas urnas eletrônicas foram substituídas em Picos e locais de votação como o PREMEM e 9ª Gerência Regional de Educação apresentaram filas aonde os eleitores chegaram a esperar por mais de duas horas para votar.
Para amenizar a demora das filas, Luís orienta que os eleitores utilizem todo o período disponível para a votação: “o eleitor pode nos ajudar indo votar nos mais variados horários. Quando todo mundo vai assim que as urnas estão liberadas tem demora e se deixam pra ir só a tarde, também vai ter demora. Utilizem o horário de almoço também”, orientou.