Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Confira a coluna DE OLHO! que circula na 37° edição do jornal Folha Atual

Publicado em 07/08/2014
Por Jailson Dias
6d827fb4085e4c594e9d3a34c4af.jpg
6d827fb4085e4c594e9d3a34c4af.jpg
/

OPORTUNIDADE

A deputada estadual Belê Medeiros (PSB) foi muito bem votada no último dia 05 de outubro, mas não conseguiu ser reeleita ficando na 32° posição e em segundo na sua coligação. No entanto, nem tudo está perdido, os seus principais aliados acreditam que ela terá oportunidade na Assembleia Legislativa uma vez que apoiou o governador eleito Wellington Dias (PT). É esperar pra ver.

PROBLEMÃO

Vida de político é assim, nem bem conquistou uma vitória já tem de administrar problemas futuros. Esse é o caso do governador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT). Após ter conquistado a vitória já é tempo de pensar em como vai acomodar os interesses tão dispares que lhe prestaram apoio durante a campanha. Em Picos ele foi apoiado por Zé Neri, Gil Paraibano, Belê e o vice-prefeito Pe. Walmir Lima, do seu partido. Boa sorte!

PODER

Não se pode negar a capacidade de articulação do prefeito de Picos Kleber Eulálio (PMDB). Mesmo vivendo um momento difícil na administração picoense ele conseguiu eleger o filho, Severo Eulálio, para a Assembleia Legislativa com incríveis 48.374 votos. O segundo mais votado, ficando atrás apenas do deputado estadual reeleito Wilson Brandão (PSB).

ESPERADO

Para os líderes que apoiaram a campanha derrotada do governador Zé Filho (PMDB) o resultado do último dia 05 de outubro já era esperado. Eles argumentam que não podiam demonstrar isso para os eleitores, mas por onde andavam sentiam que a população não queria votar no Governador. Wellington Dias sempre figurou como o nome forte dessas eleições.

ERROS I

A histórica derrota eleitoral do ex-governador Wilson Martins (PSB) para o Senado Federal pode ser analisada como uma sucessão de erros que até os seus aliados de primeira hora admitem. Colocou a esposa Líliam Martins como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e lançou o irmão, Rubem Martins, para deputado estadual e o sobrinho, Rodrigo Martins (PSB), para federal. Praticamente se impôs sobre toda a coligação. O resultado veio nas urnas.

 

ERROS II

Mas para alguns analistas políticos a principal falha de Wilson Martins foi ter rompido com dois cabos eleitorais importantíssimos: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o governador eleito Wellington Dias (PT). Ninguém discorda que o senador eleito Elmano Ferrer fez um grande jogo de marketing político, mas que o fato de ter sido apoiado pelos dois líderes petistas pesou. Para muitos Wellington Dias puxou a votação de Elmano para as alturas, impondo a humilhante derrota a Wilson Martins.

POR FORA

Quando o assunto é eleição de Câmara Municipal nas cidades piauienses o apoio do prefeito é considerado decisivo, mas aqui em Picos, pelo menos por enquanto, o prefeito Kleber Eulálio (PMDB) disse que não está debatendo o assunto. Em entrevista ao Folha Atual ele declarou que não vai se antecipar aos problemas e deixará as coisas acontecerem. Ele disse ainda que Hugo Victor (PMDB) e Filomeno Portela (PMDB) são dois bons nomes para gerirem o legislativo.

CONTINUA

É uma pena, mas os motociclistas continuam usando as rampas de acesso do canteiro central da Av. Getúlio Vargas para cortar caminho. Aquelas rampas foram construídas para cadeirantes, é uma pena que tantas pessoas demonstrem tão pouca consciência. Depois reclamam das multas.

MORTES

É realmente triste. Ao longo de todos os dias da semana, embora ocorram mais aos finais de semana, somos impactados com notícias sobre a morte de pessoas em acidentes de trânsito. Estes acontecem em todas as BRs que cortam Picos, além das PIs. Nada parece ser capaz de dar um basta nessa situação tão alarmante. A única coisa que a população pode fazer é procurar zelar pela própria vida, para não morrer cedo e não levar consigo um inocente.

Comentários