Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Itainópolis realiza uma das maiores festas em homenagem ao vaqueiro

Publicado em 04/08/2014
Por Edson Costa
10e5f84605c8c656fa010c7b5815.jpg
10e5f84605c8c656fa010c7b5815.jpg
Prefeito Paulo Lopes com vaqueiros durante cavalgada/Edson Costa e Corino Fotos

 

Idealizado pelo atual prefeito de Itainópolis, advogado Paulo Lopes, a Festa do Vaqueiro realizada desde 2010 no município tornou-se tradição e se transforma em um dos maiores eventos do interior do Piauí em homenagem ao vaqueiro. Com uma programação diversificada o evento teve como principal objetivo homenagear o vaqueiro nordestino e também oferecer lazer e diversão a todos os itainopolenses.

A Festa do Vaqueiro contou com o apoio da Prefeitura de Itainópolis e com a colaboração de várias outras pessoas. A cada ano o Sítio Angicus, local da festa, recebe uma estrutura melhor no intuito de proporcionar maior acomodação para os que prestigiam o evento. Um grande palco e banheiros foram construídos, além do estacionamento que passou a ser mais organizado.

A comemoração teve início no dia 18 de outubro no Posto Aguiar, onde aconteceu o III Festival Musical. Na ocasião o cantor Luizão do Amor e diversos artistas musicais animaram a abertura do evento.

No dia seguinte, a partir das 07h00, houve uma alvorada sertaneja e a recepção dos vaqueiros que chegavam à cidade para participar da programação festiva. Às 09h00, foi celebrada uma missa em ação de graças presidida pelo padre Mairton. Após a celebração toda vaqueirama participou de uma cavalgada pelas principais ruas da cidade até o Sítio Angicus.

Já no local da festa a organização promoveu uma corrida de cavalo (prado). Comidas típicas da região foram servidas para todos os participantes que aguardavam ansiosos pelas apresentações musicais, que teve início com os shows de repente com a apresentação de Galego Aboiador, Chico da Luz e Calisto Aboiador.

CONFIRA IMAGENS!

E para animar a juventude que tem maior preferencia pelo forró, a organização do evento contratou Cláudio Sanfoneiro, Benicio Pimentel e Luizão do Amor, além do forrozeiro Mano Walter, conhecido nacionalmente.

Durante a programação todos os vaqueiros que estavam vestidos de gibão de couro, roupa típica do vaqueiro, foram agraciados com presentes. Milhares de pessoas de Itainópolis e de cidades vizinhas participaram das apresentações musicais.

Para o prefeito a Festa do Vaqueiro a cada ano aumenta a participação popular. "Toda a organização está contente pela presença de tantas pessoas, em especial a dos vaqueiros. Irei dá continuidade a este momento que homenageia e mantém viva a figura do vaqueiro nordestino”, destacou Paulo Lopes.

No tocante as atrações musicais o gestor municipal lembrou que a organização do evento prioriza as atrações locais, incentivando assim, os artistas da terra, porém, por meio de uma escolha feita pela própria população, foi também contratado o cantor conhecido nacionalmente Mano Walter.

“É um evento que além de manter viva a nossa cultura, também faz despertar em nossas crianças o estimulo para que possam também ser vaqueiros. Com isso posso afirmar que tanto eu, como os organizadores, estamos satisfeitos com a realização da Festa do Vaqueiro deste ano”, frisou o prefeito.

Já o vice-prefeito Miguel Rodrigues (professor Miguel) afirmou para nossa reportagem que o evento retrata a cultura do povo de Itainópolis e do povo nordestino. De acordo com ele o vaqueiro merece todo reconhecimento e deve ser sim homenageado com uma grandiosa festa. “Parabéns aos organizadores e a todos os vaqueiros que participaram da festa”, finalizou.

Comentários