Domingo, 06 de Outubro de 2024

2ª Corrida da Paz é realizada em Picos e teresinenses se destacam

Publicado em 04/08/2014
Por Edson Costa
9dcb70583b14396ea1939827d30c.jpg
9dcb70583b14396ea1939827d30c.jpg
Vencedores da Corrida da Paz/João Paulo

 

Como já aconteceu em sua primeira edição nenhum picoense subiu ao pódio da categoria elite masculina na 2ª Corrida da Paz de Picos. A prova de cinco quilômetros teve três teresinenses nos primeiros lugares. A mesma foi disputada na manhã deste último domingo (19).

O primeiro colocado foi o atleta profissional, Francisco Laércio, de 22 anos. Ele completou o percurso em 16 minutos e 10 segundos. “Foi um aprova muito difícil, tive um concorrente muito forte, mas graça a Deus consegui supera-lo nos quilômetros finais. Tive paciência pedi a Deus e consegui”, analisou o vencedor.

Campeão na primeira edição da corrida, Wandson Sousa acabou terminando em segundo. Ele fez um tempo de 16 minutos e 28 segundos. O também atleta de Teresina, Valério, terminou na terceira colocação tendo completado a prova em 17 minutos e 23 segundos.

Essa mesma tônica se repetiu na prova feminina da categoria elite. Três atletas da Capital formaram o pódio: 1ª colocada Maria de Fátima, 2ª Keyla e 3ª Sandra.

“Eu sou suspeito em dizer por que eu sou um dos organizadores, mas eu estou dando nota nove [para a 2ª Corrida da Paz]”, avaliou o membro do Grupo Proclamadores da Paz de Picos, Demar Borges. A entidade foi responsável pela organização da prova.

HOMENAGENS

Muito mais do que uma simples prova de rua a 2ª Corrida da Paz foi um evento voltado para toda a família. E o que se viu na Quadra Coberta do Picoense Clube, na manhã deste domingo (19), após o evento esportivo foi uma confraternização de amigos, atletas e familiares. Brinquedos, como pula-pula, além de picolés, frutas, foram disponibilizados para as crianças e adultos que eram pura alegria.

Organizado pelo Grupo Proclamadores da Paz de Picos, a corrida também, como já aconteceu em sua primeira edição no ano passado, teve a intenção de chamar a atenção de todos para a problemática violência que assola o município nos últimos anos, bem como pedir um basta a mesma. Em meio a esse grito a favor da paz e da vida, vítimas da criminalidade foram homenageadas pela organização da prova.

No âmbito local foram homenageados o cantor e seresteiro Edimar Antônio de Sousa, que era popularmente conhecido como Edimar Bringeo e o radialista, jornalista e promotor de eventos, Tantonho Silva. Outro homenageado foi estudante Bernardo Boldrini, de 11 anos. Ele foi morto pelo pai e a madrasta, em um caso que comoveu todo o país.

Simbolizando os três homenageados, pessoas ligadas a Edimar Bringeo e Tantonho Silva, e um garoto fazendo menção ao menino Bernardo carregaram troféus da 2ª Corrida da Paz com fotos dos homenageados. O que homenageou o seresteiro foi carregado pela amiga, Gisa Costa, e o representando o radialista foi carregado pelo amigo, Teixeira Neto, que é mais conhecido como Teixeira CD’s.

 

Em seguida um dos organizadores da corrida, Eurípedes Parreira, o ‘Pepeu do Guaraná’, ao lado do jornalista e radialista, Gean Carvalho, fizeram um breve relato sobre os casos de Edimar e do menino Bernardo. Posteriormente a professora Edna Moura, conterrânea de Bringeo, realizou uma abordagem sobre violência hoje e deu um foco especial a morte do amigo. E por fim Teixeira CD’s abordou toda falta que a perda de Tantonho Silva faz para parentes e amigos.

A homenagem foi encerrada com um show com vários artistas da terra. Entre os presentes estavam: Grupo de Percussão Origem, Chaguinha Bala, Robson Alves, Cristyano Pipow, Ed Sakana e outros.

Por João Paulo

Comentários
José Cadete
03/02/2015 20:16:30
Foi o melhor evento que já criaram em Picos,precisava alguém fazer isso. É um incentivo para tirar muitos do alcoolismo,do sedentarismo, das noitadas de farra que não leva ninguém a nada,só agride à nossa saúde.Parabéns ao criador desse evento,espero que essa competição cresça a cada ano seguinte.