Sábado, 05 de Outubro de 2024

Paróquia de Bocaina celebra 258 anos de devoção à Imaculada Conceição

Publicado em 16/12/2012
Por Marta Soares
70184515623c15faf2d4a7dc0ccf.jpg
70184515623c15faf2d4a7dc0ccf.jpg
258 anos de devoção à Imaculada Conceição./Rômulo Costa

Milhares de fiéis se reuniram na cidade de Bocaina no último sábado, dia 08 de dezembro, para celebrar a 258ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que desde o dia 29 de novembro veio refletindo o tema “Com Maria Viver a Fé à Luz do Vaticano II” e lema “Bem aventurada aquela que acreditou” (LC 1,45).

O festejo de Bocaina é um dos mais tradicionais eventos religiosos da macrorregião de Picos e todos os anos reúne milhares de fiéis de diversos municípios, além dos filhos da terra que residem em outras cidades e estados, e nesta data retornam para celebrar a festa da Rainha de todos os santos.

Ao longo da noite que antecede a Festa, inúmeros devotos realizaram o percurso de 22 km entre Picos e Bocaina, como gesto de fé, devoção e em muitos casos para agradecer por graças alcançadas através do intermédio da Imaculada Conceição.

Estes caminhantes foram acolhidos às 5h da manhã com a Missa dos Romeiros, presidida pelo Pároco de Bocaina, Pe. Francisco Pereira Borges. Em seguida participaram do café comunitário no salão paroquial.

Às 8h teve início a Missa Solene da Festa, que foi presidida por dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges, Adalto Vieira dos Santos, David Barros e Antônio Cristo.

Ainda no sábado os fiéis se reuniram às 16h para procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas principais ruas de Bocaina, encerrando com a Bênção do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.

O Pe. Francisco Pereira Borges avalia positivamente a realização do festejo, desde o empenho dos paroquianos que começaram a se reunir em agosto para organizar todos os dias de festa, destacando ainda a presença do Bispo e dos diversos padres da Diocese de Picos que através das homilias levaram os fiéis ao aprofundamento sobre a vivência da fé.

Também ressaltou a colaboração dos meios de comunicação, em especial a Web TV da Diocese, que possibilitou à centenas de filhos da terra que não puderam participar fisicamente do festejo, a possibilidade de acompanhar diariamente as novenas e a Missa Solene da Imaculada Conceição através da internet.

 “O festejo foi um momento muito forte de espiritualidade a partir de Nossa Senhora dentro do Ano da Fé, ela que é nossa referência, em quem também podemos fixar a nossa fé. Outro ponto positivo foi o encontro do povo, pessoas que moram em outros estados e nesses dias estiveram em Bocaina, e aqueles que não puderam participar, mas assistiram pela Web TV, que favoreceu esta comunhão”, afirma.

Fonte: ASCOM

Comentários