A manhã de votação pode ser comparada a uma manhã de domingo comum na cidade de Picos. Pouco movimento nas ruas e tempo de demora variado nas cabines de votação. Apesar do reforço de tropas federais pedidas para o Piauí, estas tem mantido uma presença discreta nas ruas.
Nossa equipe conversou com um grupamento de soldados do 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) que estavam na região das pizzarias. Segundo os soldados eles devem manter uma distância mínima de 100 metros dos locais de votação.
Em frente às escolas que abrigam as seções eleitorais, há a presença apenas de um único soldado da Polícia Militar. Um veículo da Polícia Federal tem sido visto rodando constantemente pelas ruas.
A segurança feita pelos militares na cidade de Picos foi unificada no 3° BEC, que também está servindo de base para a Polícia Militar do Piauí.