Com o intuito de organizar a nona edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, a Coordenação Diocesana realizou a primeira reunião do ano, que aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia São José Operário durante a noite de segunda-feira, 28.
A reunião foi conduzida pelo Pe. Adalto Vieira, Coordenador da Caminhada, contou com a presença de dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral, equipe de coordenação, religiosas, membros da Cáritas Diocesana, da Pastoral da Juventude, comunicadores, empresários e diversos agentes de pastoral que desejam colaborar com a realização desta ação solidária.
Dom Plínio José deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a alegria em ver o grande número de pessoas interessadas em colaborar com a organização da Caminhada. Em seguida Lourdes Leal realizou uma memória da Caminhada da Solidariedade e da Paz, que teve início dia 19 de junho de 2005, motivada pela 4ª Semana Social Brasileira.
“A iniciativa teve o objetivo de assumir a responsabilidade a partir da consciência de que todos devem se engajar na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária”, afirmou.
Desde então a Caminhada da Solidariedade e da Paz tornou-se um evento fixo da Diocese de Picos, que vem reunindo mais pessoas a cada ano e realizando diversos gestos concretos com os recursos oriundos da venda dos Kits.
De acordo com o Pe. Adalto Vieira, a finalidade de reunir este grande número de pessoas é justamente ampliar a equipe de trabalho, além de tornar a Caminhada cada vez mais diocesana.
“Pessoas dos diversos organismos participaram desta reunião, nesta noite foram apresentadas muitas propostas, entre elas a ampliação da coordenação e da própria caminhada com a criação das pequenas equipes em cada paróquia, e nós só podemos fazer isto a partir do diálogo com os padres e leigos das paróquias”, afirma.
Na oportunidade os participantes deram sugestões e colocaram seus nomes à disposição para as equipes de trabalho que já estão sendo formadas. Os interessados em fazer parte das equipes de Comunicação, Criação e Arte, Patrocínio, Serigrafia e Kits, Palestras, Controle e Venda de Kits, e Infraestrutura devem procurar o Pe. Adalto Vieira na Paróquia São José Operário, em Picos.
A IX Caminhada da Solidariedade e da Paz será realizada no dia 02 de junho, que é o primeiro domingo do mês e terá a Juventude como tema.