Sábado, 17 de Maio de 2025

46 mil eleitores estão aptos a votar em Picos nesta eleição

Publicado em 19/07/2014
Por Marta Soares
b0f41725199be068bba8836ff84a.jpg
b0f41725199be068bba8836ff84a.jpg
Luís Borges de Sousa Neto/Marta Soares


 

A 10ª zona eleitoral de Picos, que compreende a cidade de Aroeiras do Itaim e a parte sul de Picos, tomando como referência a BR 316, possui 143 seções eleitorais, que serão distribuídas em aproximadamente 50 locais de votação. Já a 62ª zona, responde pela parte norte de Picos e mais as cidades de Dom Expedito Lopes, Geminiano, Santana do Piauí, São José do Piauí e Sussuapara. Em Picos, 46 mil e 304 eleitores estão aptos a votar, segundo Luis Borges, chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral.

O eleitor precisa estar atendo quanto ao seu local de votação. Já é possível, através da Internet, saber antecipadamente qual o endereço da sua seção eleitoral. A pesquisa pode ser feita a partir do nome completo do eleitor ou com o número do título eleitoral no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Em Picos, quatro seções mudaram de local. Quem antes votava na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, votará este ano na Unidade Escolar Landri Sales; Quem votava na Unidade Escolar Tia Celeste, votará na Unidade Escolar Ozildo Albano; Quem votava no antigo prédio da APAE, votará na Unidade Escolar Francisco Santos e quem vota na Escola Normal Oficial de Picos, passa a votar na Unidade Escolar Padre Madeira.

É importante lembrar que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral munido de documento oficial com foto (pode ser Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte) e título de eleitor. É importante levar o título, pois nele constam as informações referentes à zona e a seção do mesmo, facilitando a localização e dando agilidade ao procedimento. Em Picos todos os eleitores votarão com a identificação biométrica, através da impressão digital.

Ao eleitor não é permitido acessar a cabine de votação com aparelho celular, tablet ou câmera. Essa proibição serve para garantir o sigilo do voto. No dia da votação é permitida apenas a manifestação pessoal e silenciosa. O eleitor pode usar vestuária que indique sua intenção de voto. Não é permitido, por tanto, que o eleitor comente com outras pessoas a sua intenção de voto e nem pode andar em grupos.

No caso de não comparecimento, o eleitor deve justificar a ausência. Para isso é preciso preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. O formulário preenchido deve ser entregue nos locais destinados pelo eleitor, que precisará apresentar um documento oficial de identificação com foto.

As seções de votação estarão abertas para o início do procedimento às 8h da manhã de domingo, dia 05 e encerram às 17h. Já o resultado começa a ser apurado após as 17h.

Comentários