Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Bancários entram em greve, mas terminais de autoatendimento continuam funcionando

Publicado em 19/07/2014
Por Jailson Dias
7e75c38fa0c05a6afbae92ed0d94.jpg
7e75c38fa0c05a6afbae92ed0d94.jpg
Bancos em greve/Jailson Dias

Seguindo o que havia sido anunciado bancários de todo o Brasil cruzaram os braços na terça-feira, 30, reivindicando, dentre outras pautas, reajuste de 12.5% acima do salário. Em Picos houve adesão total por parte dos bancos públicos, apenas os privados: Itaú e Bradesco, mantem suas atividades normalmente. Estes nunca aderem a greve. Apesar da preocupação com os serviços que podem ser cancelados, os terminais de autoatendimento se mantêm.

O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí na região de Picos, Antônio Libório, informou que os meses de setembro e outubro formam a data base para as negociações. Oito reuniões entre banqueiros e bancários já teriam acontecido, mas sem consenso, pois a proposta oferecida seria de 7,35%. Além disso, os bancários pedem abertura de novas agências, seguranças e contratação de mais funcionários. Nenhuma proposta foi apresentada nesse sentido.

Atualmente um bancário em início de carreira ganha R$ 2.104,00, mais o tíquete alimentação que corresponde a R$ 900,00.

Ele garante que os serviços oferecidos através dos terminais de autoatendimento, os caixas eletrônicos, como recebimento de salários, aposentadorias, pensão, depósitos, continuarão a funcionar normalmente, sem maiores prejuízos para a população. “Além dos autoatendimentos temos correspondentes bancários e postos nos correios e casas lotéricas”, lembrou.

O novo gerente da agência centro da Caixa Econômica Federal de Picos (CEF), Inocêncio Ribeiro Santana, garante que os pagamentos de salários dos diversos servidores que recebem através do banco, não ficarão comprometidos.

O gerente explica que a greve não representa um impacto quanto a essa prestação de serviço uma vez que os pagamentos acontecem através dos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), disponíveis nas duas agências da Caixa de Picos e nas casas lotéricas.

Recebem os vencimentos através dos bancos os mais diversos servidores de todas as esferas de poder, municipal, estadual e federal, além de aposentados e pensionistas. Algumas empresas privadas também pagam seus funcionários através dos bancos.

 

 

Comentários