Na noite desta sexta-feira, dia 26, a diretoria do Observatório Social de Picos convocou a sociedade e os demais integrantes do observatório para apresentação da primeira prestação de contas. O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos.
De acordo com o presidente Tiago Lopes Rêgo, a cada 4 meses o observatório precisa realizar esta prestação de contas, tanto das ações, como da parte financeira.
Fundado em março deste ano, o OS de Picos funciona no prédio da Associação Comercial e conta com a participação de diversas entidades da sociedade, dentre elas a Maçonaria, Rotary, Igreja Católica, além de voluntários e da parceria com o Ministério Público. Possui mais de 50 mantenedores, que doam para ajudar a custear as despesas.
De acordo com Tiago, o OS atua sempre com base nas prerrogativas previstas na lei e surgiu para monitorar a correta aplicação dos recursos públicos, independentemente de partido político e representantes que estejam no governo, antes ou depois da fundação do OS.
Entre suas funções está o monitoramento das Licitações Públicas da cidade. O OS acompanha todo o processo licitatório desde a elaboração do edital até a entrega do bem ou serviço adquirido. Além disso, o OS de Picos monitora a produção do Poder Legislativo, assistindo as sessões públicas da Câmara de Vereadores e as ações de cada vererador.