Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

São José do Piauí realiza II encontro de formação do Projeto Brincar

Publicado em 13/07/2014
Por Edson Costa
8fbd62aa44e84f9c3ef2eaf09c64.jpg
8fbd62aa44e84f9c3ef2eaf09c64.jpg
Professores de São José durante formação/ASCOM

 

Os professores das escolas municipais de São José do Piauí participaram neste mês de setembro, do II Encontro de Formação do Projeto Brincar. Durante a II Formação os educadores refletiram sobre a cultura de infância e o letramento na Educação Infantil. De acordo com a Dirigente Municipal de Educação, Adaiane Bezerra Borges Araújo, o projeto trata sobre a importância da brincadeira no cotidiano das crianças nas instituições de Educação Infantil.

“As reflexões e estudos feitos nas formações do Projeto Brincar proporcionarão a melhoria da qualidade da Educação Infantil em nosso município, uma vez que os professores tem a oportunidade de pensar a brincadeira como um direito da criança e um fator fundamental para o desenvolvimento dos pequenos” – destacou a gestora.

A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São José do Piauí e é direcionada para os professores da Educação Infantil.

O Projeto Brincar é realizado em parceria com a Fundação Volkswagen e tem como objetivo principal sensibilizar os educadores sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. Além disso, tem o propósito de garantir o direito de brincar a partir da formação de professores, ampliando o repertório de brincadeira dos docentes. 

Adaiane Bezerra durante sua explanação

 

I Formação do Projeto Brincar

O I Encontro de Formação do Brincar aconteceu no dia 15 de julho, onde se discutiu sobre a infância a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil  (DCNEIs), enfocando os eixos norteadores do currículo da Educação Infantil – a interação e as brincadeiras.

Além disso, tratou sobre o processo de avaliação e sobre a rotina na Educação Infantil. Da ocasião, os professores tiveram a oportunidade de reviver brincadeiras da infância e pensar sobre o desenvolvimento das crianças a partir do brincar.

 

Comentários