Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Ausência de parcerias com empresas privadas dificultam trabalho do SINE de Picos

Publicado em 11/07/2014
Por Jailson Dias
6d8440d934804a3124d07c0fd60c.jpg
6d8440d934804a3124d07c0fd60c.jpg
SINE é ponto de encontro de jovens/Jailson Dias

O Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI) de Picos, localizado no Espaço da Cidadania, na Av. Getúlio Vargas, é um espaço extremamente procurado por jovens que buscam a sua inserção no mercado de trabalho e também por pessoas de todas as idades que desejam voltar a trabalhar com carteira assinada, no entanto, o departamento não tem podido oferecer muitas oportunidades devido à ausência de parcerias com empresas do setor privado.

A coordenadora interina, Medianeira Dantas, informa que os empresários precisariam cadastrar os seus estabelecimentos. Quando precisassem de trabalhadores, já teria um cadastro aberto no SINE, havendo apenas a indicação. Mas isso não tem acontecido.

Quando indagada do porquê do SINE não desempenhar esse trabalho de ir até as empresas para firmar essas parcerias, Medianeira explicou que o reduzido quadro de servidores dificulta esse trabalho. Atualmente seriam apenas três pessoas para atender a demanda e essa dificuldade já vem se arrastando há alguns anos.

O SINE é um órgão da Secretaria do Trabalho do Piauí, vinculado ao Ministério do Trabalho, para aumentar o número de funcionários o governo do Estado precisaria ceder os serviços de servidores de outras pastas, o que está inviabilizado de acontecer devido ao período eleitoral.

Geralmente as pessoas vão até o SINE estão em busca de empregos como vendedor, balconista, motorista e construtores civis.
 

Comentários