Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Alemães acham picoenses acolhedores, mas ficam tristes com a primeira impressão do HRJL

Publicado em 08/07/2014
Por Jailson Dias
0f171df77124ea07a9b3ff425340.jpg
0f171df77124ea07a9b3ff425340.jpg
Enfermeiro Markus Kalff, Uwe Weibrecht e médica Stephanie Geisler/Jailson Dias

Na noite de ontem, quarta-feira, 17, a médica Stephanie Geisler, 32 anos e o enfermeiro Markus Kalff, 32, foram apresentados à sociedade picoense em solenidade realizada no Centro de Atendimento Médico Integrado (CAMPI). No entanto, antes desse evento, juntamente com o presidente da ONG ProBrasil, Uwe Weibrecht, eles conheceram o Hospital Regional Justino Luz (HRJL), onde realizarão atendimentos junto com os médicos e enfermeiras locais.

Nossa equipe de reportagem entrevistou a ambos, contando com a ajuda do interprete Domingos Ferreira, que é bocainense. Os dois declararam que a primeira impressão sobre a cidade de Picos foi boa, especialmente da população, muito acolhedora, mas ficaram tristes ao se deparar com a realidade do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), cuja estrutura deixa a desejar, além das pessoas deitadas em macas nos corredores tomando soro, e da fila de espera pelo atendimento médico.

Natural de Berlim, capital da Alemanha a médica Stephanie Geisler é ortopedista, especialista em traumatologia, preparada para atender vítimas de traumas. Como Picos, infelizmente, possui um grande número de vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas, entendeu-se que essa especialidade deveria ser priorizada.

Quanto ao enfermeiro Markus Kalff, também natural de Berlim, este acrescentou ter notado uma equipe bastante organizada no Hospital Regional Justino Luz, trabalhando em conjunto. Ele analisou que a estrutura do HRJL é muito pequena para atender a grande demanda de pacientes de toda a região de Picos, considerando este um grande desafio.

Além do HRJL a equipe também prestará atendimentos na CAMPI. A médica Stephanie Geisler e o enfermeiro Markus Kalff, passarão quatro semanas em Picos. O intercâmbio médico-científico-cultural do Programa de Cooperação de Saúde Alemanha-Piauí está sob a liderança da ONG ProBrasil, contando com inúmeras parcerias.

Comentários