Aconteceu nesta quarta-feira, 17, uma reunião no plenário Vereador Pedro Barbosa da Câmara Municipal de Picos das agentes comunitárias de saúde. O evento tinha por objetivo debater os tramites jurídicos do Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria e conscientizar sobre a sua importância e os “benefícios” que podem ser cobrados do prefeito Kleber Eulálio.
As agentes tem procurado conduzir a luta em separado do SINDSERM, que também já vem empunhando essa bandeira junto a administração municipal. Em Picos existem pelo menos 180 agentes de saúde.
A presidente da Associação das Agentes Comunitárias de Saúde de Picos, Josenilde Alves da Silva Nunes, informou que todas as categorias começaram a debater o plano de carreira juntos, mas posteriormente houve o desmembramento. Ela declara não ter nada contra o SINDSERM, mas afirma que há particularidades nas carreiras das agentes de saúde, como fundo financeiro próprio. “Nossa categoria tem um diferenciamento dos demais servidores”, ressaltou.
Indagada se essa divisão não enfraqueceria a luta pela conquista do plano de carreiro a presidente respondeu que realmente existe a fragilidade que pode ser superada pela união das agentes de saúde. Quanto ao reajuste dado pelo prefeito Kleber Eulálio para médicos, enfermeiras e odontólogos, respondeu apenas que a sua categoria possa ser beneficiada com a aprovação do plano.