Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Médico infectologista do CTA alerta população para crescimento dos casos de AIDS na região

Publicado em 05/07/2014
Por Jailson Dias
91b1312736af141319c6aef3b5a3.jpg
91b1312736af141319c6aef3b5a3.jpg
Médico alerta para aumento dos casos de AIDS/Jailson Dias

O médico infectologista do Centro de Tratamento e Aconselhamento DST/AIDS de Picos (CTA), Anderson Cleiton, alerta a população de toda a região para o crescimento dos casos de AIDS. Atualmente existiria pelo menos um caso de HIV em casa cidade das proximidades. Ele lamenta que apesar de tanta informação as pessoas estão perdendo o medo e relaxando quanto aos cuidados.

“Não tenho esses números em valores absolutos, porque todas as nossas notificações são passadas para a Vigilância Epidemiológica, mas, pelo que podemos ver aqui, diariamente, houve um aumento de casos”, frisou. Ele fala em “interiorização” da AIDS, que está se multiplicando nas cidades menores.

O médico Anderson Cleiton esclarece que atualmente não se pode mais falar em “grupos de risco”, como se fazia nos primórdios da doença, mas em “atitudes de risco”, quando uma pessoa, independente da orientação sexual, mantém uma relação sem preservativo, ou quando compartilha seringas e agulhas.

Ele frisa que tem aumentado o número de mulheres infectadas pelo HIV, havendo uma proporcionalidade igual entre homens e mulheres aidéticos. Como a eficácia dos medicamentos aumentou significativamente, não é mais possível identificar que uma pessoas seja portadora do vírus da AIDS apenas ao olha-la.  

Os exames mais recentes atestam que em apenas um mês a pessoa pode realizar o exame para ter certeza de que não se contaminou, caso tenha adotado uma situação de risco. “Existe o texto rápido, uma pessoa recebe o exame em questão de cinco minutos”, comentou.

Comentários