Em tempos de queda, oscilação e retenção de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a Secretaria Municipal de Finanças de Picos ganha ares de “super-secretaria”. Na gestão passada era notória a divulgação do aumento da arrecadação. O atual titular da pasta, Francisco Carmelo Bezerra Costa, o Maninho, declarou que no início de fevereiro haverá divulgação de quanto à prefeitura arrecadou nesse início de ano.
Ele explicou que nesse primeiro mês de 2013 pôde verificar que a arrecadação sofreu um leve aumento, os números, no entanto, só poderão ser divulgados quando o “fechar o mês”.
“Nós ainda não temos um número exato, mas quando fechar o mês é obrigatório você fazer a divulgação de tudo que o município arrecada e a nossa expectativa é de que tenhamos um crescimento razoavel com relação ao mesmo período do ano passado”, explicou.
Hoje o principal tributo do município é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), somando-se ao Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), além das taxas como o alvará. “Então são essas as principais taxas que contribuem para a arrecadação própria do município”, informou.
Nesse momento o número de pessoas acorrendo a Secretaria de Finanças no Palácio Coelho Rodrigues é grande, a maioria em busca da renovação do alvará para as suas empresas. O prazo se estende até 31 de março.