Na semana passada o Departamento Municipal de Trânsito de Picos (DMT) deu início a sinalização horizontal na Av. Getúlio Vargas, recém-asfaltada. Foram disponibilizadas as faixas de pedestres, extremamente necessárias, e as faixas que demarcam os locais onde os carros podem estacionar, mesmo que isso continue dificultando o tráfego pela avenida.
A medida era urgente uma vez que muitos motoqueiros continuam mudando de via através das vias de acesso para cadeirantes e pedestres no canteiro central. Até o momento os guardas de trânsito ficavam impedidos de multar, uma vez que não havia sinalização.
Ainda não há sinalização que indique as passagens para cadeirantes e pedestres no canteiro central, mas os guardas já podem multar os motociclistas que cortarem caminho, pois os mesmos estão fazendo manobras em cima das faixas de pedestres, proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Os motociclistas podem perder até sete pontos na CNH e pagar multa de até 450 reais, pois está é considerada uma infração grave, multiplicada por três.
Quanto à visibilidade das faixas de pedestres, que aparentam apagadas, o coordenador do DMT, Danilo Guimarães, diz que as mesmas continuam visíveis, e que isso é natural uma vez que, por serem brancas, sujam rapidamente.
Ele informou que ainda faltam muitas demarcações na Av. Getúlio Vargas, como aquelas que delimitam o limite para estacionamento de automóveis nas esquinas.