Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

Idosos e a Saúde Bucal

Publicado em 04/07/2014
Por Marta Soares
25b65668249cc5b27dd8e5a8ac57.jpg
25b65668249cc5b27dd8e5a8ac57.jpg
Drª. Jéssica Carvalho/Marta Soares


Os anos passam, mas os cuidados com os dentes devem ficar! As projeções futuras indicam o aumento expressivo da população idosa no Brasil. Esta população muitas vezes é acometida por diversos problemas bucais, como a xerostomia (boca seca), cáries de raiz, problemas nas pontes/próteses totais, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal, câncer bucal, etc. Sendo assim, esta população precisa de cuidados e orientações específicas quanto à sua higiene bucal, afirma a cirurgiã-dentista Jéssica Carvalho.

Um fator que pode causar a cárie na terceira idade é a chamada “xerostomia” (”boca seca”). A xerostomia, que é a diminuição da quantidade de saliva, é comum em quem toma muitos medicamentos, a exemplo dos idosos.

Outro fato relatado pela dentista é que com o envelhecimento, há chances de que a gengiva comece a retrair e isso faz com que os dentes pareçam mais longos. Esse processo irá começar a expor a raiz do dente, podendo causar um maior risco de cáries, a chamada “cárie de raiz”, e pode causar uma hipersensibilidade da dentina.

“Para amenizar ou diminuir as chances destes problemas, é importante que o idoso tenha uma higiene bucal diária perfeita, incluindo escovação e uso de fio dental, mais os tratamentos regulares com flúor”, disse Jéssica.

Os idosos devem observar maiores cuidados com dentaduras e pontes móveis quanto à sua limpeza. A periodicidade dessa prática deve ser realizada após cada refeição, antes de dormir e ao acordar, pois placas bacterianas também se formam sobre as próteses.

Os dentes artificiais das dentaduras exigem uma correta higiene para evitar o risco de disseminação de infecções que podem provocar a “endocardite” (inflamação de um tecido do coração) ou a “pneumonia por aspiração” dos microrganismos, e que podem levar o idoso à morte.

“À noite, antes de se recolher e após promover a limpeza da prótese, que deve ser feita com sabão neutro líquido, isso porque o creme dental é abrasivo e tira o brilho dos dentes de resina, o idoso deve colocá-la em um recipiente fechado com água. É importante que ele não durma com a prótese para proporcionar um relaxamento dos tecidos de suporte. Se o idoso usar dentadura, mas também tiver dentes, deve-se usar uma escova para dentadura e outra escova macia para os dentes naturais. Já os idosos que não têm dentes devem promover a limpeza das mucosas e gengivas utilizando-se de solução de digluconato de clorexidina a 0,12% sem álcool, aplicada numa gaze”, explicou.

A cirurgiã-dentista Jéssica Carvalho atende de segunda a sábado na Clínica Popular Sorriso Fácil, localizada na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Cristal Joia. A Clínica Popular Sorriso Fácil foi inaugurada há pouco mais de 2 meses e veio para atender Picos e região com o que há de mais moderno em atendimento odontológico.

Profissionais capacitados fazem parte do time de cirurgiões-dentistas. Para conhecer melhor os serviços faça uma visita e solicite avaliação sem nenhum custo. A clínica funciona de segunda à sexta das 7h30 às 19h e aos sábados, das 7h30 às 13h. Para maiores informações: (89) 3422-6324 / 8102-5060 / 9926-3186.

 

Comentários