Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Oficialmente 63 veículos de propaganda volante circulam pela cidade de Picos

Publicado em 03/07/2014
Por Jailson Dias
426d1dddfd6637506c468b766143.jpg
426d1dddfd6637506c468b766143.jpg
Alguns carros de som foram cadastrados apenas para o período político/Jailson Dias

Atualmente para circular pela cidade de Picos os veículos de propaganda volante precisam se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Desde que o trabalho foi aberto em junho de 2014, 63 automóveis foram cadastrados para esse serviço de difusão sonora, 15 para a publicidade de empresas privadas e 48 voltados exclusivamente para a campanha eleitoral.

Para o titular da pasta, Glauber Silva, o número foi satisfatório, embora sempre exista alguém que tente infringir a lei. Segundo informou, 10 processos de multa tramitam na Procuradoria do Município com relação a veículos de propaganda que desrespeitaram o limite de decibéis, que é de 80 durante o dia, e 60 à noite. Cinco fiscais desempenham esse trabalho, munidos do aparelho comumente chamado de decibelímetro.

“Eles também colaboram com a parte do licenciamento, fazem vistoria. É um trabalho bem puxado aqui na Secretaria porque têm muitas atribuições, e quanto o combate à poluição sonora sempre procuramos destacar dois fiscais desses cinco para estarem na rua”, frisou.

Os donos dos 48 veículos que estão sendo utilizados somente na campanha eleitoral pediram uma licença de três meses, quando deixarão de explorar o serviço ao final do período eleitoral. Ao todo 15 desses devem solicitar a renovação da concessão por mais um ano, uma vez que também devem continuar explorando o serviço para a publicidade de empresas privadas.

“O que leva a crer que quem desejar trabalhar com esses carros vai ter de passar por um novo procedimento aqui, porque o procedimento anual é mais complexo”, explicou.

Nas eleições de 2012 houve uma reunião dos políticos e donos de carros de som sobre o limite de veículos que cada coligação poderia utilizar, o mesmo aconteceu nesse ano, mas sem consenso. Como se trata de uma eleição estadual chegou-se a conclusão de que essa decisão deveria ser tomada a partir de Teresina, não havendo, portanto, um limite, o que significa que mais veículos poderão ser inscritos até o encerramento do período eleitoral.

Muitas pessoas que exploram a propaganda volante já foram advertidos pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, caso reincidam, serão multados. Três veículos já foram multados.

Comentários