Sábado, 05 de Outubro de 2024

Agentes Penitenciários anunciam paralização para esta quarta-feira

Publicado em 16/02/2013
Por Marta Soares
ad8b8746cf1392691678964eb907.jpg
ad8b8746cf1392691678964eb907.jpg
Agentes Penitenciários anunciam paralização para esta quarta-feira/Ilustração
 
Após a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei que autorizava os agentes penitenciários, integrantes de escolta de presos e guardas portuários a portarem arma de fogo durante o serviço e fora dele, o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí - Sinpoljuspi, anunciou paralisação de 24h para esta quarta-feira, dia 30.
 
De acordo com o Diretor de Base do Sinpoljuspi em Picos, Josefla Moura, a paralização ocorrerá em todo o país. Ele não descarta a deflagração de uma greve por tempo indeterminado. "Trabalhamos com pessoas que infelizmente tem uma ligação com o mundo do crime, então precisamos andar protegidos”, enfatizou. 
 
O representante do sindicato em Picos ressalta ainda que a questão do armamento não é o único problema do sistema prisional brasileiro. “O problema vai muito além de andarmos armados ou não. As celas estão superlotadas. Picos tem celas com superlotação de presos e número reduzido de agentes”.
 
Amanhã alguns serviços feitos pelos agentes penitenciários serão paralisados, a exemplo das visitas familiares e íntimas, atendimento a advogados, deslocamento de presos para audiências e outros, mas nenhum que coloque em risco a segurança. Após essa paralisação deste mês, no próximo dia 21 de fevereiro acontecerá o congresso da Federação para a deliberação da greve por tempo indeterminado no Sistema Penitenciário dos Estados, com a votação dos presidentes dos Sindicatos.
Comentários