A segunda edição do SaLiPicos – São do Livro de Picos – teve início na noite desta quarta-feira, dia 10 e foi marcada pela presença de grande público, dos familiares do homenageado Ozildo Albano, autoridades e curiosos. Os 28 stands montados na grande tenda, que abriga também o auditório principal, estava repleta de livreiros e de instituições de ensino, como a UESPI e o Instituto Monsenhor Hipólito.
A abertura do evento foi marcada pela fala do secretário de educação e vice-prefeito, Walmir de Lima. Em seu discurso ele afirmou que o SaLiPicos veio para ficar e citou alguns números positivos referentes à educação pública picoense. O secretário disse ao Folha Atual que espera para 2014 que o sucesso do SaLiPicos seja muito maior do que o de 2013. “Nós já temos razões suficientes para nos alegrar com o sucesso da segunda edição. Estamos com alunos se destacando na Poesia, na Matemática e resultados do IDEB com índices acima do esperado”, disse.
Na noite de abertura, a palestra ficou a cargo de Ana Márcia de Moura Albano, que é sobrinha de Ozildo Albano e falou sobre a vida e a história do picoense. Ao nosso portal ela falou da importância que o tio representa para a história e cultura de Picos. “É um momento importante para a nossa família. Esperamos que tudo isso sirva de incentivo a todos os picoenses, que desperte a real vontade de fazer como Ozildo Albano fez”, disse ela.
O prefeito Kleber Eulálio esteve no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, visitou os stands e acompanhou a palestra de abertura. Ele parabenizou toda a equipe da Secretaria de Educação pela organização e escolha do homenageado. “SaLiPicos veio para ficar e nós vamos apoiar sempre para que ele continue sendo realizado”, afirmou.
A noite foi encerrada com show de Vavá Ribeiro.