Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025

Confira a Coluna DE OLHO! que circula na 35° edição do Folha Atual

Publicado em 30/06/2014
Por Jailson Dias
cb175bf681e4cb3b110eb260d70e.jpg
cb175bf681e4cb3b110eb260d70e.jpg
/

 

ATÍPICA

Parece ser uma unanimidade que as eleições desse ano de 2014 estão atípicas. Pouco material de campanha, poucos comícios, passeatas reduzidas. Parece que a campanha não ganhou corpo na rua, nem empolgou os eleitores como as anteriores. O que teria acontecido?

COBRANÇA

A segunda divisão do Campeonato Picoense de Futebol Amador terá início em 18 de setembro, e o coordenador de Esportes da Prefeitura de Picos, José Augusto dos Santos, o Decão, cobra a presença de olheiros da Sociedade Esportiva de Picos (SEP) no Estádio Helvídio Nunes de Barros, buscando assim descobrir novos talentos que poderão compor o clube futuramente. Ninguém da SEP observou os jogos da primeira divisão.

SAÍDA

Caso Filomeno Portela volte para a Câmara Municipal de Picos e reocupe seu cargo de vereador, uma vez que está licenciado, Edilson Alves de Carvalho (PTB) terá de deixar a Câmara, uma vez que não ficou entre os 15 eleitos de 2012. Ele se diz tranquilo e encara o processo com naturalidade, uma vez que o mandato é do colega.

PROGNÓSTICO

As apostas correm soltas pela cidade de Picos sobre quem serão os candidatos da região que conseguirão chegar à Assembleia Legislativa ou renovar o mandato. A briga está acirrada entre Severo Eulálio (PMDB) e Pablo Santos (PMDB), que buscam o primeiro mandato. Ainda há Belê Medeiros (PSB), Tadeu Maia (PSB) e Nerinho (PTB), que tentam a reeleição. Os prognósticos sobre os eleitos variam bastante.

 

 

 

NOVA CONSTITUIÇÃO?

Entre os dias 01 e 07 de setembro urnas foram disponibilizadas por todo o país para que os cidadãos pudessem votar no plebiscito popular que pede a convocação de uma nova Assembleia Constituinte para elaboração de uma constituição exclusiva do sistema político. O objetivo é renovar o atual sistema político, amparado nas grandes manifestações populares de junho e julho de 2013.

SINALIZAÇÃO

Todos esperam a conclusão das obras da Av. Getúlio Vargas para que esta possa receber a sinalização de trânsito, é mais do que necessário. Os guardas só podem fiscalizar quando a via pública estiver sinalizada, enquanto isso muitos motociclistas continuam a cortar caminho pelas rampas construídas para servirem às pessoas com necessidades especiais.

EDUCAÇÃO

Ainda falta educação para muitos picoenses, em pleno B-R-O-Bró tem gente ateando fogo em terrenos baldios por toda a cidade de Picos, gerando verdadeiro transtorno. Além da fumaça, que afeta a saúde das pessoas, ainda há o risco de incêndio em residências e estabelecimentos comerciais. O Corpo de Bombeiros tem atendido uma média de cinco ocorrências por dia.

CAVALETES

A campanha pode estar fria, mas os cavaletes com rosto e número dos candidatos mostram a sua onipresença, estão em todo lugar, dificultando o tráfego de pedestres. Muitos podem ser avistados jogados pelo chão, levando o eleitor a se perguntar se foram derrubados por vândalos ou pelo vento?

Comentários