Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Atraso no pagamento do Garantia Safra pelo governo do Estado prejudica agricultores

Publicado em 29/06/2014
Por Jailson Dias
91c0553ae55b5bc73995f02bb52e.jpg
91c0553ae55b5bc73995f02bb52e.jpg
Sindicalista fala sobre atraso no Garantia Safra/Jailson Dias

Segundo no informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Ricardo Raimundo de Araújo, o governo do Estado pagou o seu aporte do Garantia Safra nos primeiros dias de setembro, com isso os agricultores poderão receber a primeira parcela desse seguro no começo de outubro. Contudo, o sindicalista alerta que o governo atrasou e prejudicou os agricultores, que já deviam estar recebendo a segunda parcela.

Ricardo enfatiza que o pagamento do aporte pelo governo do Estado veio depois de muita pressão por parte dos movimentos sociais, em especial, do sindicato. Os pagamentos das parcelas deveriam ter começado ainda no dia 30 de janeiro, devendo ser quitadas sempre ao dia 30 de cada mês, mas não foi assim que aconteceu.

“Então, encerrando dia 30 de maio, mas ele veio pagar foi dia 03 de setembro, com quase três meses de atraso. Com isso prejudicou os agricultores do nosso estado”, frisou.

Ele enfatiza que em todos os municípios piauienses, inclusive Picos, houve perda de mais de 50% da lavoura, que será atestada pelos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que os agricultores possam receber a esperada primeira parcela do Garantia Safra. A situação é crítica uma vez que o Piauí passa por três anos de estiagem absoluta com perda total das lavouras seguidamente.

Em Picos mais de 2200 agricultores deverão ser beneficiados pelo Garantia Safra 2013/2014, que Ricardo considera fundamental para que possam sobreviver com a estiagem prolongada.

Comentários