Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

De pai para filho: o poder político passa de mão, mas fica em família no PI

Publicado em 29/06/2014
Por Jailson Dias
7671ef5a64e22e19cbc4f9c89d32.jpg
7671ef5a64e22e19cbc4f9c89d32.jpg
Picos lidera a lista/portalaz.com.br

No Piauí, pelo menos 20 políticos com mandato tentam este ano eleger parentes para ocupar seus lugares no Poder Legislativo, seja na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) ou da Câmara dos Deputados. A lista de padrinhos inclui o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PMDB), em campo pelo sobrinho Firmino Paulo (PMDB) e o ex- governador Wilson Martins (PSB) que busca garantir a vaga do sobrinho Rodrigo Martins (PSB) na Câmara Federal e do irmão, Rubem, na Assembleia Legislativa.

A cidade que lidera o número de políticos que tentam eleger parentes é Picos. Lá o secretário e deputado Warton Santos (PMDB) tenta eleger seu filho, o médico Pablo, a deputado estadual. Ainda em Picos, Kleber Eulálio (PMDB) lançou seu filho Severo Eulálio (PMDB), Ze Neri (PP) tenta reeleger Nerinho (PP), além de Gil Paraibano (Sem Partido) que é sucedido na vida pública pela sobrinha, a deputada Belê (PSB).

A lista de filhos que buscam ser eleitos apadrinhados por seus pais inclui ainda, Tadeu Maia (PSB) e Tadeu Filho (PSB), além dos primos Mainha (SDD) e Eneas Maia (PSDB), Flavio Nogueira (PDT) e Flavio Filho (PDT), o deputado federal Julio César (PSD) e seu filho Georgiano Neto (PSD), todos concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Além de pais e filhos, a lista de mulheres que se elegeram e buscam manter-se no poder tendo seus maridos como apoiadores é extensa, como no caso do senador Ciro Nogueira (PP) e a deputada federal Iracema Portela (PP), o senador Wellington (PT) e a deputada estadual Rejane Dias (PT), o ex-prefeito Luis (PTB) e a deputada estadual Lisiê Coelho (PTB), o ex-prefeito Manin (PSB) e a deputada Nilze Rêgo (PSB), o governador Zé Filho (PMDB) e a deputada Juliana Moraes Souza (PMDB); ainda na mesma relação, a deputada estadual e atual secretária de justiça Ana Paula (PMDB) tenta manter sua cota na Alepi elegendo seu marido Zé Santana (PMDB) e os irmãos Marlos (PMDB) e Themistocles (PMDB).

Mortos

Há ainda quem busca garantir os votos apoiados na memória de políticos já falecidos, como Fábio Xavier (PR) que evoca a memória do pai, Xavier Neto, e Ziza (PROS) que tenta entrar na vida pública após o falecimento do pai Ubiraci Carvalho. A lista inclui ainda o nome do vereador Dudu (PT), que até pouco tempo incluía em seu nome ‘Trindade’ em homenagem à esposa.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários