Domingo, 06 de Outubro de 2024

Neymar faz de falta e Seleção bate Colômbia na reestréia de Dunga

Publicado em 27/06/2014
Por Erivan Costa
4cbebecb1deed42c08d5cf684fee.jpg
4cbebecb1deed42c08d5cf684fee.jpg
Neymar comemora seu gol, ao lado de Everton Ribeiro e Elias /Bruno Domingos/Mowa press

Em partida marcada por muitas entradas duras e pouco futebol, o Brasil, com um golaço de falta de Neymar, bateu a Colômbia por 1 a 0, em Miami, em jogo que marcou a reestreia do técnico Dunga no comando da Seleção Brasileira.

A equipe voltou a campo sem grandes novidades, com sete remanescentes do time que viveu o fiasco da Copa do Mundo (quatro deles iniciaram a partida no meio-campo). No começo da nova Era Dunga, foram poucos os avanços, com um sistema de jogo dependente de Neymar.

O capitão da seleção, aliás, foi duramente perseguido em campo. Em um dos lances, o colombiano Cuadrado, que já havia levado um cartão amarelo, acabou expulso ao derrubar Neymar. E a Colômbia ainda correu o risco de perder mais um, quando Gutierrez deu um forte pontapé em Neymar na entrada da área. O jogador, no entanto, ficou só com um amarelo. A atuação insegura e confusa do árbitro canadense Davis Gantar contribuiu para o clima pouco amistoso dentro de campo.

Do lado brasileiro, a equipe demonstrou dificuldade na armação das jogadas durante a etapa inicial, fato que marcou a participação da Seleção no último Mundial. Com Oscar e William apagados, Neymar tentou se movimentar pelos lados do campo.

Ante este cenário, as poucas oportunidades criadas pela Seleção na etapa inicial tiveram início em contra-ataques rápidos. Em um deles, Diego Tardellli, em impedimento, completou para o gol. No outro, Oscar chutou para fora a melhor jogada tramada pelo Brasil. Com um pouco mais de entrosamento, mas pouca penetração, a Colômbia só assustou Jefferson com um ou outro chute de fora da área.

Diante de 73.429 pessoas, recorde de público do Sun Life Stadium, o Brasil chegou a abrir o placar, aos 24 minutos, quando Filipe Luís chutou e o goleiro Ospina deu rebote. Diego Tardelli completou para o gol, mas o juiz canadense David Gantar marcou impedimento.

No intuito de dar um pouco mais de poder de fogo ao time, Dunga trocou Luiz Gustavo e Ramires, ambos pendurados com o cartão amarelo, por Elias e Fernandinho. Com um a mais em campo, o Brasil teve maior domínio da posse de bola, mas o problema no setor de criação não foi sanado nem com as entradas de Philippe Coutinho e Éverton Ribeiro, lançados aos 26 minutos do 2º tempo. A Seleção trocou muitos passes, virou o jogo de um lado para o outro e encontrou a vitória em um lance de bola parada. Aos 37 minutos, Neymar cobrou com perfeição uma falta que morreu no ângulo esquerdo de Ospina.

Mesmo com a Colômbia entregue em campo, a Seleção, a um minuto do final, ainda ofereceu um contra-ataque que encontrou Falcao Garcia em condições de concluir. Para sorte de Dunga e seus comandados, a vantagem mínima foi mantida até o apito final na Flórida.

Na próxima terça-feira, às 22h, o Brasil enfrenta o Equador em Nova Jérsei.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA

Estádio: Sun Life, Miami (EUA)

Data/hora: 5/9/2014 - 22h

Árbitro: David Gantar (CAN)

Auxiliares: Daniel Bellau (EUA) e Philippe Brier (CAN)

Público: 73.429 pagantes

Cartão amarelo: Cuadrado, Sanchez, Zúñiga, Valdés, Gutiérrez (COL), Ramires, Luiz Gustavo (BRA)

Cartão vermelho: Cuadrado (COL)

GOL: Neymar, aos 37'/2ºT (1-0)

BRASIL: Jefferson, Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos, aos 34'/2ºT) e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho,intervalo), Ramires (Elias,intervalo), William (Philippe Coutinho, aos 26'/2ºT) Oscar (Éverton Ribeiro, aos 26'/2ºT), Neymar e Diego Tardelli (Robinho, aos 31'/2ºT) Técnico: Dunga

COLÔMBIA: Ospina, Zúñiga (Mejía, aos 27'/2ºT), Zapata, Valdés e Armero; Ramírez (Arias, intervalo), Sanchez (Ramos, aos 39'/2ºT), Cuadrado e Rodríguez (Falcao, aos 31'/2ºT); Martínez (Guarín, aos 19'/2ºT) e Gutiérrez (Bacca, aos 19'/2ºT) Técnico: Jose Pekerman

Fonte: EXTRA


 

Comentários