Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Trabalhadores rurais relatam situação desesperadora em decorrência da perda da safra

Publicado em 20/06/2014
Por Jailson Dias
11122df76bceb531963b29cd4bc6.jpg
11122df76bceb531963b29cd4bc6.jpg
Agricultores relatam dificuldades/Jailson Dias

Desde o dia 25 de agosto que a Câmara Municipal de Picos tem recebido os agricultores de todo o município para se cadastrarem no Garantia Safra 2014/2015. O programa tem se mostrado fundamental para a estiagem prolongada que assola a região Nordeste. Para a nossa equipe algumas dessas pessoas que vivem da lavoura relataram que somado a esse programa tem sobrevivido graças ao bolsa estiagem, bolsa família e também de bicos que ajudam a complementar a renda familiar.

Para a senhora Célia Maria Gomes Silva, casada e mãe de um filho, residente no povoado Saquinho, localizado há 7 km do centro de Picos, a situação é desesperadora para ela e os demais moradores da comunidade. Célia relata que houve perda total em toda a sua lavoura de feijão e milho. “Não teve colheita, perdemos tudo”, lamentou.

A renda oriunda dos programas sociais já mencionados: garantia safra, bolsa família e bolsa estiagem não proporciona, segundo Célia Maria, conforto, mas torna possível a sobrevivência.

Residente no povoado Alegre, o senhor João Filho, casado e pai de dois filhos, diz que perdeu quase integralmente a lavoura, salvando-se, em pequena medida, o feijão. Ele diz receber o garantia safra há cinco anos e tenta mais uma vez conseguir o benefício. “Está difícil para todo mundo, pois está com quatro anos que não teve nada”, comentou.

Comentários