Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Presos do Pará são trazidos com a permissão de policiais para assaltos

Publicado em 16/06/2014
Por Jailson Dias
c1968ec7d692ccc34e2f2fd8323b.jpg
c1968ec7d692ccc34e2f2fd8323b.jpg
Advogado Marcus Vinicius Brito/Portalaz

Um vídeo onde mostra dois presos que estariam cumprindo detenções no estado do Pará, furtando uma empresa do ramo avícola, em Teresina foi entregue pelo advogado criminalista Marcus Vinicius Brito ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, William Guimarães. As imagens denunciam um esquema que trás presos de outros Estados para cumprir regime semi-aberto no Piauí sem a transferência oficial. Eles saem pela manhã, praticam assaltos ou assassinatos e voltam para dormir na cadeia. Eles estariam realizando o que o advogado chama de ‘crime perfeito’.

O crime ocorreu em outubro do ano passado e após as denuncias do empresário e identificação dos acusados, foi constatado que os criminosos estariam oficialmente cumprindo pena no Pará. Ainda, durante depoimento na 7ª Vara Criminal de Teresina, que ocorreu na semana passada, o empresário confirmou que um coronel da Polícia Militar já está investigando esse tipo de crime. O crime seria considerado 'perfeito' já que não há como acusar oficialmente um criminoso que está oficialmente cumprindo pena em outro Estado.

“Os presos estariam sendo trazidos do sistema prisional do Pará para Teresina para realizar os assaltos e furtos durante o dia e à noite voltariam para a Penitenciária Major Cesar. Não é a primeira vez que ouço essa história, mas é a primeira vez que temos um vídeo que possa servir de prova. É uma denuncia grave que teve ser investigada”, declara o advogado Marcus Vinicius Brito.

Também presos do Piauí estariam sendo levados para Fortaleza, Belém e Pará com o intuito de participarem do esquema criminoso, que de acordo com o advogado Marcus Vinicius teria o envolvimento de agentes penitenciários, policia civil e policia militar dos 4 estados. “É uma denuncia gravíssima, onde os presos estariam saindo dos presídios e cometendo os crimes com a permissão dos órgãos competentes”, explica.

O vídeo com a gravação do furto foi entregue ao presidente da Ordem dos advogados e deve ser repassado na próxima segunda-feira (25), ao presidente da Comissão de Segurança Pública e Direito Penitenciário, Lúcio Tadeu. Os advogados evitam repassar o vídeo para a imprensa temendo a identificação do empresário que faz a denúncia.

“Ainda não pude analisar o material, no entanto, posso adiantar que serão tomadas as devidas providências quanto a denuncia, iremos apurar os fatos e levaremos o caso a Procuradoria Geral, ao Ministério Público e a Polícia. Se houver a necessidade também iremos acionar a Justiça Federal”, ressalta Lúcio Tadeu.

Já para Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, os agentes não têm permissão para deixar nenhum detento sair do sistema prisional. “Não estou sabendo desse caso, o que posso afirmar é que os agentes cumprem ordens e os presos que saem da Major Cesar, estão cumprindo pena aqui no Estado e retornam a noite, é o chamado regime semi aberto”, diz Vilobaldo.

Caso semelhante ocorreu no município de Parnaíba há uns 10 anos, onde presos de outros Estados estariam cometendo os crimes com a permissão de agentes penitenciários Policial Civil e Militar. Na época, vários agentes e policias foram exonerados e punidos, inclusive o diretor do sistema prisional de Parnaíba.


Fonte: portalaz.com.br

Comentários