Domingo, 06 de Outubro de 2024

Marcolândia realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Publicado em 10/06/2014
Por Edson Costa
e10ce7512589e9501ff4340be0b7.jpg
e10ce7512589e9501ff4340be0b7.jpg
Chico Pitu ladeado pela primeira-dama Armandina (de preto) e pela presidente da CMDCA/Edson Costa



A Prefeitura de Marcolândia, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na última quinta-feira (14), o I Fórum Comunitário Município Aprovado Selo Unicef Edição 2013-2016, com o intuito de promover novas ações em prol dos direitos da criança e do adolescente, garantindo sua proteção através de políticas públicas. O município de Marcolândia dá um grande passo rumo ao progresso com a realização do evento. O encontro aconteceu no Auditório da Câmara de vereadores e contou com uma grande participação.

Estiveram presentes o prefeito Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu), a Secretária de Educação Armandina Vieira de Araújo, a Presidente do CMDCA Maria dos Remédios da C.Silva (Remedinha), a Articuladora do Selo Núbia Costa, membros do Selo UNICEF Alan Barriel, Rosinha, Julliany Diniz, Lara, Weydne e Albetiza e os adolescentes do NUCA. Esteve presente também, representando à Polícia Militar, o Tenente De Assis, o Secretário da Cultura Jonas de Sousa entre outras autoridades.

A abertura do evento foi presidida pelo membro do Selo UNICEF e Assessor de comunicação Alan Barriel e logo após a presidente do CMDCA Maria dos Remédios (Remedinha) ministrou o evento, que contou com a participação de mais de 200 pessoas e cumpriu uma série de atividades para assegurar a permanência do Selo no município, além de reunir um grupo da sociedade civil para discutir e expor os resultados dos índices sociais de Marcolândia.

Foram debatidos os indicadores sociais na área de Educação, Saúde e Assistência Social. O Selo UNICEF é divido em três etapas: Formação do NUCA; O Fórum Comunitário e a realização do 2º Fórum, que será realizado em 2016, para avaliação das etapas do 1º Fórum. Houve ainda durante o encontro apresentações de alunos da rede Municipal.

Para o prefeito a conquista do Selo Unicef é um sonho de todos marcolandenses. “Estamos todos imbuídos na busca deste reconhecimento que de certa forma proporciona melhores condições de vida para nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.

CONFIRA IMAGENS!

Já a articuladora do selo no município, Núbia Costa, lembrou que em razão de Marcolândia ser um município de fronteira e com a chegada de grandes empresas na cidade tem dificultado um pouco o trabalho uma vez que tem aumentado o número de pessoas, porém de acordo com ela toda equipe está empenhada para conquista do selo.

Conforme o Regulamento do Selo, os municípios serão avaliados por meio de indicadores relacionados com os objetivos de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, envolvendo os Fóruns Comunitários e atividades temáticas. O Fórum Comunitário compõe a metodologia do Selo no eixo participação social e, tem como objetivo promover o fortalecimento da participação da comunidade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, reunindo representantes e lideranças de associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos e demais organizações que integram o sistema de garantia de direitos. 

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

 

Comentários