Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Picos: IBAMA apreende 19 aves e um macaco em extinção

Publicado em 09/06/2014
Por Marta Soares
654cfdec429571a6c9acd23e2182.jpg
654cfdec429571a6c9acd23e2182.jpg
Macaquinho-de- cheiro, que só existe na Amazônia, de alto valor no mercado ilegal/Jésika Mayara

 

O IBAMA de Picos fez a apreensão de 19 aves e um pequeno macaco, sendo este último, um animal presente na lista de animais extintos. Segundo Lourival Antunes, chefe do IBAMA de Picos, os animais são frutos de duas apreensões realizadas no município, uma no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outra em uma residência no bairro Junco.

Segundo Lourival, a primeira apreensão aconteceu em conjunto com a PRF onde foram recuperados um macaco e três pássaros. “Nós fizemos uma apreensão na ultima sexta-feira, dia 08, juntamente com a PRF. A PRF fez a apreensão de um veículo vindo do norte do país com destino a Maceió, capital alagoana. Constatamos que os animais estavam em extinção, sendo três pássaros Xexéu e um macaco conhecido como macaquinho-de- cheiro, que só existe na Amazônia, de alto valor no mercado ilegal”, afirmou.

A outra apreensão aconteceu hoje (13) em uma residência no bairro Paraibinha, após denúncias de vizinhos. Lá, o IBAMA com apoio da Polícia Militar, apreendeu outras 16 aves, entre elas, rolinhas, periquitos, galo de campina, sabiá e outras.

O proprietário dos animais foi multado em R$17 mil e conduzido ao escritório do IBAMA onde foi realizada a lavratura dos documentos legais. Todas as aves serão soltas em fazendas e as gaiolas serão quebradas, já o macaco será encaminhado ao Centro de Triagem do IBAMA de Teresina para ser analisado e assim, decidir se o mesmo tem condições de ser solto ou ser entregue ao Zoobotânico.

 

Comentários